Rede de bibliotecas promove concurso literário de poesia “40 anos a festejar Abril”

A Rede de Bibliotecas do Município de Oliveira do Hospital (públicas municipais e escolares) acaba de lançar um concurso literário de poesia sob o tema “40 anos a festejar Abril”.

A iniciativa, que surge no âmbito das comemorações dos 40 anos do 25 de Abril, destina-se a promover, junto das camadas mais jovens, uma reflexão sobre o significado da histórica data e o futuro da democracia em Portugal e na Europa.

O concurso, que tem como principais objetivos criar e/ou consolidar hábitos de leitura e de escrita e, ainda, a promoção da escrita criativa e valorização da expressão literária, é aberto a todos os alunos que frequentem o ensino básico e secundário nas escolas do concelho de Oliveira do Hospital.

Para concorrerem, os candidatos deverão apresentar um texto poético e os trabalhos a concurso deverão ser entregues nas bibliotecas escolares e bibliotecas públicas municipais até ao próximo dia 26 de maio.

Os prémios, a conceder aos alunos vencedores dos 1º, 2º, 3ª ciclos do ensino básico e do ensino secundário consistem – conforme consta do regulamento – na atribuição de livros editados pelo Município de Oliveira do Hospital.

Na hora da seleção dos melhores trabalhos, o júri do concurso, que será constituído pela coordenadora das bibliotecas escolares, um professor de História e um representante do Município de Oliveira do Hospital, terá como principais critérios de avaliação a criatividade/inovação dos textos e a sua qualidade literária; a sua organização e coesão e, por último, a obediência às caraterísticas do género em questão. A entrega dos prémios está agendada para o dia 10 de junho.

LEIA TAMBÉM

Traficantes de droga detidos na Guarda

O Núcleo de Investigação Criminal da GNR Guarda deteve na terça-feira três homens, de 20, …

Subida de temperatura e risco elevado de incêndios no interior nos próximos dias

Temperaturas vão disparar, trazer noites tropicais e DGS está preocupada com efeitos na saúde

Uma massa de ar quente está a chegar a Portugal. No fim-de-semana as temperaturas vão disparar e podem aproximar-se dos …