Reflorestação dá novo fôlego a área ardida em Penalva de Alva

 

Penalva de Alva é a freguesia que, este ano, vai beneficiar da iniciativa “Plantar Portugal” a que o município de Oliveira do Hospital decidiu aderir pelo segundo ano consecutivo.

Na prática, a ação vai consistir na plantação de cerca de 3500 carvalhos, medronheiros e castanheiros numa área da freguesia, designada por “Rodas”, localizada acima da povoação da Moita, que em 21 de agosto do no passado foi destruída por um incêndio, tendo sido devastados oito hectares de floresta.

Agendada para 3 de dezembro, a partir das 09h00, a iniciativa “Plantar Portugal em Oliveira do Hospital” está aberta à participação de voluntários, com o ponto de encontro marcado junto à ponte da Penalva de Alva.

Para além de aceder ao repto lançado a nível nacional, a ação consta do plano de sensibilização e formação previsto no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Oliveira do Hospital, que prevê a sensibilização e educação da população em geral.

Para o efeito, o município dirige um apelo ao “espírito de voluntariado e cidadania ativa, com o intuito de plantar consciências e motivar à protecção da natureza”.

“Plantar Portugal em Oliveira do Hospital” enquadra-se nas comemorações do Ano Internacional das Florestas. A par desta, o município promoveu igualmente a segunda ação de Reflorestação do Perímetro Florestal N. Sra. Das Necessidades, em Vale de Maceira, a iniciativa de caráter cívico Limpar Portugal e a ação ambiental Limpar os Rios Alva e Alvôco. Até ao momento, as mais recentes ações desenvolvidas com recurso a iniciativas de voluntariado ambiental no concelho de Oliveira do Hospital já permitiram a reflorestação de cerca de 9 hectares de área ardida.

LEIA TAMBÉM

Cemitério de Nogueira do Cravo vai ser ampliado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta-feira o alargamento do cemitério de …

LMAN promove “peregrinação” ao Santuário de Nossa senhora das Preces em Vale de Maceira

A Liga de Melhoramentos Desporto e Cultura de Aldeia de Nogueira (LMAN) vai realizar no …