Região: 15º Cine’Eco arranca sábado com 50 filmes a concurso

Com realização ininterrupta desde 1995, o Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente volta a marcar pontos, com uma programação de exibições cinematográficas que se prolonga por oito dias – termina dia 24 de Outubro –  no Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) e Casa Municipal da Cultura.

Com o pontapé de saída marcado para as 21h30 de 17 de Outubro, com o concerto “La Vie en Rose- Edith Piaff” de Sylvie C e o seu Quarteto, o Cine’Eco apresenta-se com cerca de 50 filmes a concurso – seleccionados entre os mais de 300 enviados para competição, em representação de 30 país – cuja exibição terá lugar no auditório do CISE.

Para o CISE, a direcção do festival reserva também, os ciclos de homenagem a Charles Darwin, ao realizador francês Yann Arthus-Bertrand, Raul Solnado – foi presidente do júri do festival em 2003 – e à actriz Milú . Paralelamente, o Cine’Eco dinamiza três ciclos de cinema: “Os Bombeiros no Cinema”, integrado na comemoração dos 75 anos dos Bombeiros Voluntários de Seia; “Entre a Lente e a Mente”, relacionando o Cinema e a Psiquiatria e “A Lua ao Alcance do Olhar”.

No período da manhã, o Cineteatro da Casa Municipal da Cultura, será palco das sessões de filmes infantis. Nas sessões das 18 horas decorrerá o ciclo “Outras Terras, Outras Gentes”, com a exibição de filmes que, habitualmente, estão mais arredados do circuito comercial. Às 21h30 horas, serão exibidos os filmes comerciais da actualidade.

Para além do concerto de abertura, o Festival vai contar, dia 21, com o concerto “Vida Seca – Som de Sucata” (Brasil). Para cerimónia de entrega de prémios, está previsto o espectáculo “Vinho dos Amantes” de Janita Salomé.

No dia 17 de manhã, decorrerá no Auditório do CISE a conferência “A Cultura como factor de Desenvolvimento”, e para a escola Superior de Turismo e Hotelaria está prevista a realização de um workshop sobre o Documentário.

O Júri Internacional será composto, entre outros, por Flo Stone, directora do Festival de Cinema de Washington, Susana Borges (actriz), Laura Soveral (actriz), Ricardo Pereira (actor), Anabela Teixeira (actriz) e António Escuteiro (realizador português de documentários), Maria Elizete, Directora da Unidade Universitária Cora Coralina – UEG de Goiás (cidade brasileira geminada com Seia), e os senenses Mauro Costa, Filipe Fontes, Victor Alves, João Estevão, José Tavares.

Do Júri da Lusofonia fará parte Denise Godoy, escritora Brasileira de Goiânia, Licínia Girão, jornalista, António Colaço, João Pereira Bastos, entre outros. O Júri da Juventude será constituído por vários alunos de cursos de cinema e outros jovens de Seia. Haverá ainda o Júri das Extensões, que é composto por representantes das várias entidades que acolhem o festival ao longo do ano, um pouco por todo o país.

A organização do Cine’Eco está a cargo do município de Seia, que através da sua Empresa Municipal, tem vindo ao longo destes anos, com algumas parcerias pontuais, a manter este cartaz de confluência entre o cinema e o ambiente.

LEIA TAMBÉM

Câmara Municipal de Seia promove incentivos à criação de emprego e ao investimento.

Município de Seia disponibiliza 100 mil euros para prioridades definidas pelos munícipes

A Câmara Municipal de Seia alocou uma verba de 100 mil euros para o orçamento …

Turistrela tem anteprojecto para colmatar problema do corte de estradas de acesso à Torre

Turistrela concluiu um anteprojecto para a instalação de três telecabinas na Serra da Estrela, iniciativa …