No concelho de Seia, a tradição de cantar as janeiras potencia pela segunda vez, a dinamização do Encontro Luso Espanhol. A iniciativa terá lugar dia 12 de Janeiro, pelas 21h30, no Cine-Teatro da Casa Municipal da Cultura de Seia, com entrada livre.

Região: 2º Encontro Luso Espanhol de Cantares de Janeiras em Seia

Organizado pelo município de Seia, o evento conta com a colaboração do Rancho Folclórico de Seia e Rancho Folclórico “Os Pastores de São Romão”, que também actuarão no encontro, tal como irá acontecer com os Ranchos Folclóricos portugueses do Cercal e de S. Mamede de Infesta e do grupo espanhol da Província de Salamanca “L Charaiz Redondo”, de Fuenteguinaldo. Todos os grupos actuarão também durante a tarde de sábado na vila de São Romão, numa acção descentralizada e participada.

A iniciativa surge – segundo informação municipal – numa parceria entre a autarquia e os Ranchos Folclóricos Federados do concelho, como forma de manter a tradição do Cantar das Janeiras, proporcionando ao público em geral um espectáculo único deste género de manifestação popular. Paralelamente, todos os ranchos folclóricos do concelho mantêm a tradição, por sua iniciativa, de cantar as Janeiras pelas ruas das freguesias onde estão sedeados.

LEIA TAMBÉM

Câmara Municipal de Seia promove incentivos à criação de emprego e ao investimento.

Município de Seia disponibiliza 100 mil euros para prioridades definidas pelos munícipes

A Câmara Municipal de Seia alocou uma verba de 100 mil euros para o orçamento …

Turistrela tem anteprojecto para colmatar problema do corte de estradas de acesso à Torre

Turistrela concluiu um anteprojecto para a instalação de três telecabinas na Serra da Estrela, iniciativa …