Região: Arganil e Penacova também entraram na corrida pelas “7 Maravilhas Naturais de Portugal”

A Câmara Municipal de Arganil apresentou a candidatura da Fraga da Pena, na freguesia de Benfeita, às “7 Maravilhas Naturais de Portugal” que na presente edição pretende sensibilizar os portugueses para a necessidade de preservar o património natural.

Localizada em plena Mata da Margaraça, inserida na Área protegida da Serra do Açor, a Fraga da Pena é identificada como local privilegiado de encontro com a natureza, onde a água abre caminho por entre a vegetação e a superfície xistosa, e se despenha numa majestosa cascata com mais de setenta metros.

A Câmara Municipal de Arganil descreve o local como “uma extraordinária maravilha natural que permanece intocável pelo Homem e onde impera uma impressionante serenidade, apenas interrompida pelo som da água e do chilrear dos pássaros”. “Um recanto paradisíaco que se destaca pela sua autenticidade e frescura”, adianta.

Também o município de Penacova avançou com a candidatura da Livraria do Mondego, na categoria Grandes Relevos, à New 7 Wonders Portugal.

A Livraria do Mondego é conhecida pelo impacto magnífico que causa na paisagem, marcando-a indelevelmente pela forma curiosa como o tempo esculpiu, ao longo de mais de 400 milhões de anos, as altas assentadas de quartzíticos silúricos, dispostos quase verticalmente como livros inclinados numa estante.

Classificada por Galopim de Carvalho como um Geomonumento ao Nível do Afloramento, a Livraria do Mondego é constituída por quartzíticos do Ordovícico que desenham na paisagem recantos simplesmente deslumbrantes.

Nas margens do Mondego, a Livraria, localiza-se num local em que o rio, depois de ter recebido o Alva, seu afluente da margem esquerda, se estrangula ao atravessar o contraforte de Entre-Penedos.

Com acesso privilegiado a partir da EN110, e visível do IP3, a Livraria do Mondego constitui-se como um dos mais singulares Monumentos Naturais de Portugal, facto corroborado pela Comunidade Científica.

O município de Penacova pretende através desta iniciativa promover junto do público, um espaço verdadeiramente luxuriante e magnificamente enquadrado, em que a Natureza se revela no seu estado mais puro.

LEIA TAMBÉM

Câmara Municipal de Seia promove incentivos à criação de emprego e ao investimento.

Município de Seia disponibiliza 100 mil euros para prioridades definidas pelos munícipes

A Câmara Municipal de Seia alocou uma verba de 100 mil euros para o orçamento …

Turistrela tem anteprojecto para colmatar problema do corte de estradas de acesso à Torre

Turistrela concluiu um anteprojecto para a instalação de três telecabinas na Serra da Estrela, iniciativa …