Região: Câmara Municipal de Arganil inaugura Centro Empresarial e Tecnológico

A inauguração do futuro Centro Empresarial e Tecnológico de Arganil, vai ter lugar no decorrer da XVII edição da Ficabeira (Feira Industrial, Comercial e Agrícola da Beira Serra),dia 7 de Setembro, às 15h30, data em que se comemora o Feriado Municipal.

Com a concretização deste projecto o Município de Arganil passa a dispor de uma Incubadora de Empresas que “contribuirá para uma maior dinamização da actividade empresarial e comercial do Concelho, através do apoio ao desenvolvimento e maturação de projectos nesses domínios”.

Para o efeito o edifício do Centro Empresarial e Tecnológico de Arganil integra um total de quinze gabinetes, disponíveis para receber projectos de empreendedorismo que possam contribuir para potenciar o processo de desenvolvimento económico do Concelho de Arganil.

Integrada na inauguração do Centro Empresarial e Tecnológico de Arganil decorrerá também a inauguração do Laboratório do Centro de Transferência de Tecnologia em Energias Renováveis para o Habitat, constituído no âmbito do projecto Hab ER – Engenharia e Desenvolvimento de Novos Equipamentos de Energias Renováveis para o Habitat, o qual é co-financiado pelo iCentro – Programa Regional de Acções Inovadoras do Centro de Portugal e desenvolvido em parceria pelo Município de Arganil, o Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra e empresas do Concelho de Arganil com actividade no domínio das energias renováveis.

Pretende-se que o Laboratório do Centro de Transferência de Tecnologia em Energias Renováveis para o Habitat “se constitua como um veículo de permuta de saberes e tecnologia entre as unidades de investigação e as empresas locais, contribuindo para o reforço da cooperação e da capacidade competitiva do Município de Arganil e do seu tecido empresarial”.

Município de Arganil promove Concurso de Ideias de Negócio e Curso de Empreendedorismo

 

Em simultâneo com a sessão de inauguração do Centro Empresarial e Tecnológico de Arganil, decorrerá a apresentação pública do Concurso de Ideias de Negócio “Inov’Arganil” e de um Curso de Empreendedorismo, a serem levados a efeito em estreita articulação entre o Município de Arganil e o Gabinete de Apoio às Transferências do Saber da Universidade de Coimbra.

O Concurso de Ideias de Negócio “Inov’Arganil”, que decorrerá até ao dia 07 de Novembro de 2008, visa constituir-se como um estímulo ao desenvolvimento de conceitos de negócio em torno dos quais se perspective a criação de novas empresas, podendo concorrer todas as pessoas singulares ou colectivas que se manifestarem interessadas.

Às três melhores Ideias de Negócio que saírem vencedoras deste concurso, será oferecido um período de incubação gratuito na Incubadora do Centro Empresarial e Tecnológico de Arganil, a qual dará apoio na elaboração de cada um dos Planos de Negócio.

Em paralelo e de forma complementar decorrerá também um Curso de Empreendedorismo, que terá lugar durante os meses de Outubro e Novembro e será ministrado pela Universidade de Coimbra, o qual pretende dotar os possíveis empreendedores das competências pessoais e técnicas necessárias ao desenvolvimento de projectos empresariais com viabilidade económica.

LEIA TAMBÉM

Ministro Pedro Marques garantiu em Nelas que a aposta em infra-estruturas de transporte passa pela ferrovia e IP3, ignorando IC6 e IC12

O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, assegurou ontem em Canas de Senhorim, Nelas, …

José Carlos Alexandrino lança suspeitas sobre queijeiras de Seia nas descargas ilegais no rio Cobral

Como regresso da chuva, os habitantes que vivem próximo do rio Cobral temem que voltem …