Região: Cine’Eco 2008 arranca este sábado com 86 filmes a concurso

O Cine’Eco 2008 prolonga-se até 25 de Outubro com exibições na Casa Municipal da Cultura e Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), em paralelo com a realização de outras actividades. Para além das cerimónias de abertura e encerramento, lançamento de livros, conferências e concursos, a 14ª edição do festival vai contar com a realização do Corredor Verde, dia 22, pelas 10h00. A iniciativa consiste em ligar a Casa Municipal da Cultura ao CISE, através da colaboração de mais de 1500 participantes, com muitos efeitos coreográficos e animação de rua com Funfarra.

O Cine’Eco 2008 abre oficialmente com o concerto de Rodrigo Leão & Cinema Ensemble, agendado para as 21h30 do próximo sábado, na Casa Municipal da Cultura. À edição deste ano concorreram mais de 500 documentários, oriundos de cerca de 40 países, dos quais foram seleccionados 65 na categoria internacional e 21 na competição lusófona. Este ano, a organização criou uma secção denominada “Panorama Informativo” onde serão exibidos 33 documentários, extra-competição. Para promover o cinema de qualidade, o Cine’Eco criou Secções Paralelas, como “Outras Terras, Outras Gentes”, que pretende difundir um cinema menos visto pelo grande público.

A partir de sábado, serão exibidos no cine-teatro da Casa da Cultura os filmes: Caramel, Tropa de Elite, O Lado Selvagem, Sabor do Amor, Haverá Sangue, Dot.com, O Segredo de um Cuscuz, O Sabor da Melancia, Sweeney Todd, Corações, Michael Clayton, O Acontecimento e Promessas Perigosas. “Blade Runner”, de Ridley Scott, foi o clássico escolhido para este ano. “O Amor do Cinema” destaca três nomes grandes do cinema que desapareceram este ano: Dino Risi, mestre da comédia Italiana, e Sydney Pollack e Paul Newman, realizadores e actores dos mais marcantes das últimas cinco, seis décadas do cinema norte-americano. Para sublinhar a oficialização da Geminação Cine’Eco–FICA, Seia–Goiás, será apresentado um pequeno ciclo de obras audiovisuais de Goiás.

A organização do Cine’Eco vai este ano – comemoram-se os 50 anos sobre as fraudulentas eleições de 1958 – homenagear a figura do General Humberto Delgado, com uma sessão onde estará presente a filha, a historiadora Iva Delgado.

Já para o ciclo “Animação + Aventura”, dedicado ao público infantil e juvenil, a organização reservou as exibições dos filmes “Wall.E”, “O Panda do Kung Fu”, “A Ilha de Nim”, “O Incrível Hulk”, “Persépolis”, “O Cavaleiro das Trevas” e “Blade Runner – Versão Final”.

O Festival termina dia 25 de Outubro com a cerimónia de entrega de prémios, agendada para as 21h45, e com o concerto de Viviane. Fazem parte do júri internacional – entre outros – Linda Moreira e Mara Jardim de Goiás (Brasil), Fernando Dacosta, Lídia Franco, Uxia Blanco e Anxo Santomil de Espanha, Etzel Baez da Republica Dominicana, Margarida Ruas, Ana Reis, Luís Morgadinho.

LEIA TAMBÉM

Câmara Municipal de Seia promove incentivos à criação de emprego e ao investimento.

Município de Seia disponibiliza 100 mil euros para prioridades definidas pelos munícipes

A Câmara Municipal de Seia alocou uma verba de 100 mil euros para o orçamento …

Turistrela tem anteprojecto para colmatar problema do corte de estradas de acesso à Torre

Turistrela concluiu um anteprojecto para a instalação de três telecabinas na Serra da Estrela, iniciativa …