Região: “Planalto Superior da Serra da Estrela” é candidato a maravilha natural de Portugal

No ano em que a biodiversidade está em destaque em todo o mundo, a Câmara Municipal de Seia avançou com uma candidatura às “7 Maravilhas Naturais de Portugal”.

Trata-se do “Planalto Superior da Serra da Estrela”, localizado acima dos 1600 metros, que se revela na multiplicidade de geoformas de origem glaciária, como lagoas, circos, vales e moreias, bem como no mosaico de habitats, alguns deles com reduzida representatividade em Portugal. São exemplo: cervunais, turfeiras, zimbrais rasteiros, cascalheiras, charcas e lagoas de altitude, colonizados por espécies de fauna e flora e comunidades de plantas estritamente endémicas.

A Serra da Estrela destaca-se ainda por ser a região portuguesa, onde se registam as precipitações mais elevadas e onde a queda de neve é mais abundante.

O projecto New Wonders Portugal é aberto a 323 candidaturas, das quais serão escolhidas 21, que serão sujeitas a votação pública a partir de 7 de Março. As maravilhas vencedoras serão conhecidas no dia 11 de Setembro.

LEIA TAMBÉM

Câmara Municipal de Seia promove incentivos à criação de emprego e ao investimento.

Município de Seia disponibiliza 100 mil euros para prioridades definidas pelos munícipes

A Câmara Municipal de Seia alocou uma verba de 100 mil euros para o orçamento …

Turistrela tem anteprojecto para colmatar problema do corte de estradas de acesso à Torre

Turistrela concluiu um anteprojecto para a instalação de três telecabinas na Serra da Estrela, iniciativa …