Região: Rio Alva entrou na corrida ao título de “Maravilha Natural de Portugal”

Já foi aceite a candidatura apresentada pelo município de Vila Nova de Poiares às “7 Maravilhas Naturais de Portugal” na categoria de Zonas Aquáticas Não Marinhas”.

“Local de beleza singular, onde fauna e flora se encontram com esplendorosa simplicidade, a aldeia da Moura Morta, chega até ao Rio Alva dispersa por vales, onde as Moendas do Caneiro ainda teimam em desviar as águas que outrora fizeram moer o cereal”, lê-se no texto da candidatura, onde a autarquia destaca a pureza das águas fluviais que acolhem espécies como Barbos, Bogas, Escalos e Trutas.

Também a flora “é digna de registo, onde a par da vegetação ripícola surgem espécies de influência mediterrânica, num convívio harmonioso que enriquece esta verdadeira artéria ecológica, criando intercâmbios genéticos verdadeiramente únicos e essenciais para a biodiversidade de um património natural quase intocado”, continua a ler-se.

Aceite a candidatura, decorre agora a primeira fase de selecção, sendo que a decisão final só será conhecida em Setembro de 2010, Ano Internacional da Biodiversidade.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, Jaime Soares, está confiante na boa aprecição do júri e espera que “o rio Alva seja uma das sete maravilhas naturais de Portugal”.

LEIA TAMBÉM

Ministro Pedro Marques garantiu em Nelas que a aposta em infra-estruturas de transporte passa pela ferrovia e IP3, ignorando IC6 e IC12

O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, assegurou ontem em Canas de Senhorim, Nelas, …

José Carlos Alexandrino lança suspeitas sobre queijeiras de Seia nas descargas ilegais no rio Cobral

Como regresso da chuva, os habitantes que vivem próximo do rio Cobral temem que voltem …