Região: Seia acolhe sede da Caixa de Crédito Agrícola da Serra da Estrela

A nova instituição bancária – segundo noticia o jornal Porta da Estrela (PE) –, resulta da fusão das caixas de Seia, Vila Nova de Tazem, Fornos de Algodres, Guarda e Celorico da Beira.

A sede desta caixa vai ficar localizada em Seia e de, acordo com o que refere aquele jornal, “a fusão que se pretende é um acto pelo qual as caixas agrícolas reúnem as suas forças e capacidades, fundos e quadros, a fim de formarem, com os associados, uma única entidade jurídica, economicamente mais forte”.

Em declarações prestadas ao PE, o presidente da direcção da CACMSE, Licínio Pina, sublinhou que esta instituição de crédito “será o motor de desenvolvimento da região e tem projectos futuros de grande abrangência em parceria com as instituições públicas e privadas da região”.

Ainda de acordo com aquele dirigente , “o negócio bancário desta entidade, que o irá disputar com a restante banca, está entre cerca de 115 mil habitantes e mais de 10.700 empresas, cujo valor se cifra pelos 2.000 milhões de euros de depósitos e 1.200 milhões de crédito. A agora designada Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Serra da Estrela, que contará com 15 balcões, “apresenta-se com fundos próprios superiores a 20 milhões de euros e activos superiores a 150 milhões de euros.

Entre os objectivos mais imediatos da nova CAAMSE, surge a criação de um centro de empresas, que – conforme revela o PE – “ficará associado ao novo balcão da Guarda”. Licínio Pina, sustenta também que “a nova caixa terá condições para crescer no seio do crédito agrícola nacional e lançar-se a médio e longo prazo em projectos de grande responsabilidade social, bem como ascender ao segundo lugar da banca no distrito nos próximos cinco anos”.

LEIA TAMBÉM

Ano de 2017 foi o melhor de sempre para o turismo no Centro de Portugal

O ano de 2017 foi o melhor de sempre para a atividade turística no Centro …

PSA anuncia produção de carros de lazer na fábrica de Mangualde

Depois de ameaçar encerrar a produção em Portugal, o grupo francês PSA aumenta a pressão …