José Carlos Alexandrino garante que existem três médicos dispostos a vir trabalhar para Oliveira do Hospital desde que sejam contratados pela tutela

“Regresso de 80 clínicos reformados podem colmatar falta de médicos de família na zona centro”

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) elogia a medida que poderá fazer com que médicos reformados regressem ao activo. A medida colocaria os “80 médicos” que estão em falta no sistema “e os profissionais que estão reformados podem ajudar a solucionar o problema para que todos os utentes tenham um médico de família”, salientou Carlos Cortes,.

“Mas a medida deverá ter uma abordagem transitória”, uma vez que, segundo Carlos Cortes, nos próximos dois anos, já estarão formados mais de 140 médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar na Região Centro (dos 300 em formação neste momento, 72 no último ano da especialidade), o que, previsivelmente, “dará para suprir as necessidades e colmatar a falta de recursos humanos”.

Ressalvando que “nos próximos anos são necessários incentivos à fixação dos recém-especialistas” em zonas mais carenciadas, Carlos Cortes deixa o alerta para a eventual existência dos “cuidados de saúde primários a duas velocidades”, através do investimento desigual entre as Unidades de Saúde Familiar e as Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados.

“Os profissionais de saúde e os utentes merecem ter as mesmas oportunidades e nos cuidados de saúde primários, há graves problemas, para além da falta de médicos, designadamente a falta de condições nos centros de saúde”. Corte refere-se, em concreto, à falta de material técnico e fármacos, bem como às infra-estruturas degradadas “indignas dos padrões dos países desenvolvidos”. “Também estas falhas causam desmotivação nos profissionais de saúde”, acentuou, frisando que a tutela tem de ter em atenção a implementação de medidas de incentivo à fixação dos recém-especialistas” em zonas mais carenciadas.

LEIA TAMBÉM

IMT vai recorrer de decisão que declarou ilegal fecho de centro de inspecção automóvel de Seia

O Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT) anunciou que vai recorrer das decisões judiciais que …

Dez detidos em Seia por tráfico de droga

A GNR de Gouveia deteve, entre os dias 1 e 3 de Setembro, oito homens …

  • Já o Estou a ouvir

    Já o estou a ouvir: “São velhos mas são bons médicos” E lá vai ser a vitória da manifestação… É caso para dizer: E viva o velho”!!!!!!