Relógios atrasam-se 60 minutos esta madrugada devido a uma medida de 1916 para poupar carvão

Relógios atrasam-se 60 minutos na madrugada de domingo

A mudança para a “hora de Inverno” acontece na madrugada de domingo e os relógios devem ser atrasados em 60 minutos quando se registarem as 2h00 da madrugada em Portugal continental. Nesse momento os ponteiros do relógio passam para a 1 hora.

“A hora muda a nível europeu por decreto de lei sendo alterada no mesmo dia e no mesmo instante em todos os países membros”, lembrou o professor Rui Jorge Agostinho do Observatório Astronómico de Lisboa.

As razões da alteração da hora são históricas e datam da Primeira e Segunda Guerras Mundiais altura em que a economia energética o exigiu. Adaptaram-se as horas à quantidade de luz existente durante o dia para que “houvesse uma economia do combustível”, explicou o especialista.

A mudança da hora não afecta o sul da Europa nomeadamente Portugal porque existe uma grande simetria entre o número de horas do dia e da noite. Mas no norte, as diferenças tornam-se significativas tendo em conta que às 15h00, no Inverno, começa a escurecer o que pode afectar a actividade nesses países.

LEIA TAMBÉM

José Carlos Alexandrino garante que existem três médicos dispostos a vir trabalhar para Oliveira do Hospital desde que sejam contratados pela tutela

Deputado do PS Santinho Pacheco defende encaminhamento de doentes renais de Seia e Gouveia para Viseu

O deputado socialista Santinho Pacheco, eleito pelo circulo eleitoral da Guarda, anunciou hoje que questionou …

A partir de hoje a origem do leite é obrigatória nos rótulos

A origem do leite, queijo, requeijão, iogurte, manteiga ou nata vai ser obrigatória nos rótulos …