Restaurante Cristina e Casa dos Frangos na corrida pelo “melhor arroz de Portugal”

Oliveira do Hospital participa, em dose dupla, no concurso “Melhor Arroz de Portugal”. Em 4º lugar na votação, está a “Cabidela de Coelho da Aldeia” do restaurante Cristina, encontrando-se em 17º o “Arroz de Cabidela” do restaurante Casa dos Frangos.

São cerca de 1500 os pratos de arroz que, até 4 de maio, estão a concurso no âmbito da competição “Melhor Arroz de Portugal” que, este ano, volta a ser promovida pela Unilever Food Solutions, divisão da Unilever Jerónimo Martins. Por cá, o desafio voltou a ser aceite pelos restaurantes “Cristina”, de Aldeia Formosa e “Casa dos Frangos”, na Catraia de S. Paio que entraram no concurso com dois pratos semelhantes, a cabidela.

Depois de em 2013, o restaurante Cristina ter entrado a concurso com o arroz doce da avó, na presente edição – por impedimento da entrada de doces na competição – aquele restaurante optou pela “Cabidela de Coelho da Aldeia”. Uma escolha que não foi em vão e que teve em conta o facto de se tratar de um dos pratos mais cobiçados no restaurante, normalmente confecionado por encomenda. “É muito solicitado e é cada vez mais pedido pelo facto de o coelho ser visto como uma carne mais saudável”, explicou Cristina Almeida ao correiodabeiraserra.com, justificando assim a escolha da cabidela para participar no concurso, cujo resultado é ditado pelos apreciadores do prato, através de voto online. Em competição desde o dia 3 de março, a “Cabidela de coelho da aldeia”, situa-se no quarto lugar. Um bom prenúncio para Cristina Almeida que, até 4 de maio, espera continuar entre os cinco primeiros lugares, para assim obter passaporte para a final, onde os três primeiros classificados têm direito a vários prémios, entre os quais em eletricidade/gás natural, Arroz Bom Sucesso, cartões Dá Presente, entre outros. “Não é o prémio que me motiva, mas antes a divulgação que conseguimos fazer do nosso restaurante e o facto de o nosso prato ganhar maior reconhecimento”, afirmou a proprietária do restaurante que, por esta altura, apela ao maior número de votos possível na “Cabidela de Coelho da Aldeia”.

Com 14 anos de atividade, o Restaurante Cristina é um dos espaços de referência do concelho de Oliveira do Hospital, conhecido por outros pratos como o polvo à casa. Novidades são as espetadas de lulas e a maminha de vitela grelhada.

A primar por uma participação mais reservada, com pouca preocupação no domínio do apelo ao voto, o restaurante “Casa dos Frangos” é 17º na competição com o “Arroz de Cabidela”, confecionado com miudezas de frango. “É mais uma questão de divulgação do nosso restaurante, do que outra coisa”, referiu Pedro Henriques, responsável pelo espaço conhecido na região e a nível nacional pelo famoso frango no churrasco, arroz de cabidela, bacalhau assado e canja.. A esta altura, Pedro Henriques revela que a principal preocupação do restaurante é marcar presença na competição de âmbito nacional e não tanto de se posicionar nos cinco primeiros lugares.

A assentar num negócio de base familiar, com início em 1970, o restaurante “Casa dos Frangos” é de igual modo um espaço de referência no concelho. “Trabalha-se bem”, entende Pedro Henriques que assim justifica a presença de clientes de todo o país, no espaço que, por hábito, tem sempre “casa cheia”.

Para além de proporcionar prémios aos restaurantes participantes, a competição do “Melhor Arroz de Portugal” reserva prémios aos consumidores votantes. O concurso também tem um cariz social, convertendo cada voto em 100 gramas de arroz . Ao fim de três semanas de votos, a empresa anunciou a doação da primeira tonelada de arroz a uma instituição de solidariedade social. A Unilever estima doar quatro toneladas de arroz até ao final do concurso.

LEIA TAMBÉM

Atropelamento mortal em Candosa, concelho de Tábua

Mulher morreu hoje em Oliveira do Hospital vítima de atropelamento na EN17 junto ao Lidl

Uma mulher, com 60 anos, morreu ao final da manhã de hoje na sequência de …

Detidos incendiários em Viseu, Vouzela e Tondela

A Polícia Judiciária deteve um homem, de 41 anos, casado, servente de pedreiro, pela presumível …

  • Sandra Cristina Tavares Almeid

    ttp://www.melhorarrozdeportugal.pt/receitas/180?view=recipe
    , O RESTAURANTE CRISTINA ESTÁ A PRECISAR DA VOSSA AJUDA , BASTA VOTAR
    NA CABIDELA DE COELHO, PARA ISSO BASTA CARREGAR NO LINK ACIMA INDICADO E
    FAZER O SEU VOTO, CONTO COM O VOSSO APOIO, OBRIGADA Cabidela de coelho
    da Aldeia http://www.melhorarrozdeportugal.pt

    este e o meu link que entra direto para votar no meu arroz conto com o vosso voto ,obrigada.