Retificação faz subir Avô à lista das 70 praias pré-finalistas ao concurso 7 Maravilhas – Praias de Portugal

 

A praia de Avô beneficiou da retificação que a organização do concurso 7 Maravilhas- Praias de Portugal efetuou ao grupo de 70 pré-finalistas.

Em causa está a substituição de três praias que se encontravam na lista inicial, mas que, segundo a organização, não se encontram classificadas como zonas balneares para 2012, pelo Instituto da Água.

Assim, a praia de Fraga da Pena (Arganil – Beira Litoral), a Cascata de Cabreia (Sever do Vouga – Beira Litoral) e a praia Fluvial do Rio Homem (Terras de Bouro – Entre Douro e Minho) foram substituídas pelas candidatas imediatamente a seguir mais votadas por um painel de setenta especialistas. A praia de Ferragudo (Lagoa – Algarve), a Praia Fluvial de Avô (Oliveira do Hospital – Beira Litoral) e a Praia Fluvial de Fragas de S. Simão (Figueiró dos Vinhos – Beira Litoral) entraram assim para a lista de 70 pré-finalistas anunciadas pela organização na segunda-feira. De acordo com a organização, a retificação ocorre apenas na categoria de Praias de Rios.

É que, segundo o regulamento, com exceção das Praias Selvagens, que têm um estatuto especial, todas as praias que constam do grupo de pré-finalistas têm que ser classificadas ou propostas pelo INAG como zonas balneares em 2012. Com estas alterações, a categoria Praias de Rios passa a ser composta pelas praias do Pego Fundo (Alcoutim – Faro), Penedo Furado (Vila de Rei – Castelo Branco), Praia das Furnas (Odemira – Beja), Praia Fluvial da Relva da Reboleira (Manteigas – Guarda), Praia Fluvial de Côja (Arganil – Coimbra), Praia Fluvial de Loriga (Seia – Guarda), Quinta do Alamal (Gavião – Portalegre), Praia de Ferragudo (Lagoa – Algarve), a Praia Fluvial de Avô (Oliveira do Hospital – Beira Litoral) e a Praia Fluvial de Fragas de S. Simão (Figueiró dos Vinhos – Beira Litoral).

A região com maior número de pré-finalistas em todas as categorias é o Algarve, com 14 praias, seguindo-se a região de Lisboa e Setúbal, com 11, e o Alentejo e a região da Estremadura e Ribatejo, ambas com nove. A Beira Litoral está representada com sete praias, os Açores com seis, a Beira Interior com cinco e as regiões de Entre o Douro e Minho, Madeira e Trás-os-Montes e Alto Douro com três.

Até 7 de Maio, um conjunto de 21 personalidades irá seleccionar três praias por cada categoria, para que o público possa escolher as sete praias vencedoras. A declaração oficial das eleitas decorrerá em Setembro.

Com Agência Lusa

LEIA TAMBÉM

“O presidente diz que Oliveira está na moda. Adarnela só se for na moda da idade da pedra. Não tem água, nem saneamento”

Quem chega a Adarnela, no concelho de Oliveira do Hospital encontra uma localidade dividida entre …

Cemitério de Nogueira do Cravo vai ser ampliado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta-feira o alargamento do cemitério de …