Retificação faz subir Avô à lista das 70 praias pré-finalistas ao concurso 7 Maravilhas – Praias de Portugal

 

A praia de Avô beneficiou da retificação que a organização do concurso 7 Maravilhas- Praias de Portugal efetuou ao grupo de 70 pré-finalistas.

Em causa está a substituição de três praias que se encontravam na lista inicial, mas que, segundo a organização, não se encontram classificadas como zonas balneares para 2012, pelo Instituto da Água.

Assim, a praia de Fraga da Pena (Arganil – Beira Litoral), a Cascata de Cabreia (Sever do Vouga – Beira Litoral) e a praia Fluvial do Rio Homem (Terras de Bouro – Entre Douro e Minho) foram substituídas pelas candidatas imediatamente a seguir mais votadas por um painel de setenta especialistas. A praia de Ferragudo (Lagoa – Algarve), a Praia Fluvial de Avô (Oliveira do Hospital – Beira Litoral) e a Praia Fluvial de Fragas de S. Simão (Figueiró dos Vinhos – Beira Litoral) entraram assim para a lista de 70 pré-finalistas anunciadas pela organização na segunda-feira. De acordo com a organização, a retificação ocorre apenas na categoria de Praias de Rios.

É que, segundo o regulamento, com exceção das Praias Selvagens, que têm um estatuto especial, todas as praias que constam do grupo de pré-finalistas têm que ser classificadas ou propostas pelo INAG como zonas balneares em 2012. Com estas alterações, a categoria Praias de Rios passa a ser composta pelas praias do Pego Fundo (Alcoutim – Faro), Penedo Furado (Vila de Rei – Castelo Branco), Praia das Furnas (Odemira – Beja), Praia Fluvial da Relva da Reboleira (Manteigas – Guarda), Praia Fluvial de Côja (Arganil – Coimbra), Praia Fluvial de Loriga (Seia – Guarda), Quinta do Alamal (Gavião – Portalegre), Praia de Ferragudo (Lagoa – Algarve), a Praia Fluvial de Avô (Oliveira do Hospital – Beira Litoral) e a Praia Fluvial de Fragas de S. Simão (Figueiró dos Vinhos – Beira Litoral).

A região com maior número de pré-finalistas em todas as categorias é o Algarve, com 14 praias, seguindo-se a região de Lisboa e Setúbal, com 11, e o Alentejo e a região da Estremadura e Ribatejo, ambas com nove. A Beira Litoral está representada com sete praias, os Açores com seis, a Beira Interior com cinco e as regiões de Entre o Douro e Minho, Madeira e Trás-os-Montes e Alto Douro com três.

Até 7 de Maio, um conjunto de 21 personalidades irá seleccionar três praias por cada categoria, para que o público possa escolher as sete praias vencedoras. A declaração oficial das eleitas decorrerá em Setembro.

Com Agência Lusa

LEIA TAMBÉM

Cemitério de Nogueira do Cravo vai ser ampliado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta-feira o alargamento do cemitério de …

LMAN promove “peregrinação” ao Santuário de Nossa senhora das Preces em Vale de Maceira

A Liga de Melhoramentos Desporto e Cultura de Aldeia de Nogueira (LMAN) vai realizar no …