Rifas despertam oliveirenses para situações de pobreza e exclusão social

Os munícipes que amanhã, 17 de outubro, entrarem nos Paços do Município de Oliveira do Hospital vão ser brindados com rifas alusivas à pobreza e à exclusão social. Esta foi a forma que a Câmara encontrou para assinalar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

A iniciativa insere-se na Semana Contra a Pobreza e a Exclusão Social que decorre de 12 a 20 de outubro e à qual o município de Oliveira do Hospital decidiu aderir, distribuindo amanhã, Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, um conjunto de rifas com frases alusivas ao tema.

O objetivo, explica a autarquia em comunicado é que “cada uma das frases possa manter desperta na mente de cada um e de cada uma, a necessidade de todos e todas contribuirmos para uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária”. “A intenção é marcar o dia, sensibilizando e alertando para as situações de pobreza e exclusão social, numa perspetiva de criar laços comunitários que permitam estender a rede de combate e apoio a pessoas nestas situações, particularmente no momento que o país atravessa, marcado pelo desemprego, pelo sobre-endividamento das famílias e pela perda de direitos sociais”, refere ainda a autarquia.

No combate à pobreza e à exclusão social, o município de Oliveira do Hospital dispõe do Banco de Recursos Sociais, materializado numa Loja Social e num Banco Alimentar concelhio, de uma linha telefónica direta ao Gabinete de Ação Social e Saúde (238 605 260) e de um Banco Local de Voluntariado.

A Iniciativa pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social, que remonta ao ano de 2010, Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, tem servido de alerta para problemáticas relacionadas com a pobreza e a exclusão social, consistindo na realização de iniciativas locais para relembrar a importância do combate aos flagelos da pobreza e da exclusão.

No ano de 2012 aderiram a esta iniciativa 209 entidades, que transformaram as várias iniciativas locais num marcante evento e acontecimento à escala nacional.

LEIA TAMBÉM

Polícia Judiciária deteve mulher que tentava introduzir haxixe na prisão de Coimbra

PJ deteve em Coimbra autor de crimes de homicídio, na forma tentada e de roubo

A Polícia Judiciária deteve um homem pela presumível prática de um crime de homicídio, na …

GNR realizou ontem 40 detenções em flagrante delito, sete das quais por roubo

Filho preso por suspeitas de ter matado mãe com martelo em Viseu

O homem de 37 anos suspeito de ter matado a mãe em Santarinho, no concelho …