Rifas, trocas e recolhas de alimentos marcam Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza em Oliveira do Hospital

Rifas, trocas e recolhas de alimentos marcam Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza em Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital vai distribuir amanhã, Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, rifas com frases alusivas à temática a todos os munícipes que se dirijam aos Paços do Município e outros espaços públicos. O objectivo, refere a autarquia em comunicado, é que cada uma das frases possa “manter desperta na mente de cada um e de cada uma, a necessidade de todos e todas contribuirmos para uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária”.
O dia será marcado também por uma a campanha de troca solidária “Traga 5, Leve 5”, uma iniciativa aberta a toda a comunidade que visa a entrega e troca de roupa e outros artigos no Banco de Recursos Sociais, localizado no Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital. “‘Venha conhecer e apoiar a Loja Social’ é o convite que se dirige aos cidadãos para que sejam solidários”, sublinha o comunicado.
Os estabelecimentos de ensino também vão ser envolvidos nesta iniciativa e entre 17 e 31 de Outubro participam na “Praxe Solidária” que vai decorrer junto dos alunos da EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital e Tábua e da ESTGOH – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital e pretende recolher bens alimentares a favor das famílias carenciadas do concelho. “Ao assinalar, com estas iniciativas, o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, o Município pretende marcar o dia, sensibilizando e alertando para as situações de pobreza e exclusão social, numa perspectiva de criar laços comunitários que permitam estender a rede de combate e apoio a pessoas nestas situações, particularmente no momento que o país atravessa, marcado pelo desemprego, pelo sobreendividamento das famílias e pela perda de direitos sociais”, explica o documento.
Recorde-se que, no combate à pobreza e à exclusão social, o Município dispõe do Banco de Recursos Sociais materializado numa Loja Social e num Banco Alimentar concelhio, de uma linha telefónica direta ao Gabinete de Ação Social e Saúde (238 605 260) e de um Banco Local de Voluntariado, através do qual todos podem ser úteis a ajudar a comunidade.

LEIA TAMBÉM

Capoula Santos apresentou em Oliveira do Hospital novas medidas de apoio aos agricultores afectados pelos fogos

O Ministro da Agricultura apresentou, ontem, em Oliveira do Hospital, as novas medidas de apoio …

O “Ciclone de Fogo” varreu aquela noite que o foi de (quase) todos os medos… Autor: João Dinis, Jano

Naquela noite de (quase) todos os Fogos e de (quase) todos os medos, morreu Gente …