Rio de Janeiro e São Paulo cancelam aumento de tarifas dos transportes

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, revogaram esta quarta feira o aumento das tarifas dos transportes públicos nas duas maiores cidades brasileiras, após duas semanas de manifestações.
O aumento de 0,20 reais (cerca de 0,07 euros), anunciado no início de junho, foi o principal motivo para ss manifestações que têm ocorrido nas últimas duas semanas por todo o país.
No Rio de Janeiro, Eduardo Paes salientou que a revogação será feita à custa da redução de investimentos em outras áreas.
De acordo com Paes, a diminuição no preço das passagens de autocarros, metro e comboios representará uma queda de 200 milhões de reais (68 milhões de euros) na receita do município, anualmente.
“Essa redução terá de ser arcada pelo Poder Público [governo], o que significa a escolha de prioridades, serão 200 milhões de reais a menos investidos em outras áreas da Prefeitura”, enfatizou.
Em São Paulo, o governador do estado, Geraldo Alckmin, e o prefeito Fernando Haddad também afirmaram que a diminuição irá onerar o orçamento do estado e da cidade, prejudicando os investimentos.
A suspensão do aumento ocorreu após uma reunião entre Haddad, a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula da Silva, realizada na terça-feira, em São Paulo.
Esta é a primeira vitória do Movimento Passe Livre (MPL), que desde 2005 protesta contra aumentos de tarifas, mas só recentemente conseguiu reunir multidões.
Na terça-feira, já tinha sido anunciado o recuo no aumento dos preços dos transportes públicos nas capitais Cuiabá (estado de Mato Grosso), Porto Alegre (Rio Grande do Sul), João Pessoa (Paraíba), Recife (Pernambuco), Vitória (Espírito Santo) e Manaus (Amazonas), além de outros municípios de menor dimensão.

In expresso.pt

LEIA TAMBÉM

Um morto e dois feridos em acidente em Viseu

Uma colisão entre dois veículos ligeiros hoje de manhã, em Sátão, distrito de Viseu, provocou …

ANCOSE ajuda a salvar queijo Serra da Estrela com reforço dos rebanhos

A Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela (ANCOSE) reforçou os rebanhos dos …