Dois incêndios activos em Nelas, depois de extintos os de COIMBRA E GUARDADois incêndios activos em Nelas, depois de extintos os de COIMBRA E GUARDA

Risco máximo de incêndio em nove concelhos do Centro

Nove concelhos do centro do continente apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet. Os municípios de Gois e Pampilhosa da Serra, distrito de Coimbra, Pedrogão Grande e Castanheira de Pera (Leiria), Vila de Rei, Oleiros e Sertã (Castelo Branco), Mação e Sardoal (Santarém) são os que constam da lista. Ontem a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) registou ontem 92 incêndios, que foram combatidos por 1.225 operacionais, com o apoio de 356 veículos.

O IPMA colocou também em risco muito elevado de incêndio seis concelhos do distrito de Faro, além de outros 43 distritos de norte a sul, estando o restante mapa de Portugal continental pintado a laranja, cor que revela que os concelhos estão com risco elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo. O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 de cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade a partir da tarde, em especial no interior das regiões centro e sul, onde há possibilidade de ocorrência de aguaceiros acompanhados de trovoada. Aponta ainda para uma pequena subida de temperatura nas regiões do interior Norte e Centro.

Em Lisboa, as temperaturas vão variar entre 20 e 31 graus Celsius, no Porto entre 18 e 29, em Bragança entre 10 e 29, em Viseu entre 15 e 30, na Guarda entre 11 e 27, em Coimbra entre 16 e 33, em Leiria entre 12 e 33, em Castelo Branco entre 18 e 34 e em Évora entre 14 e 34. Beja será a cidade mais quente, com previsões de 36 graus celsius, seguida de Évora com 35 enquanto no sul do pais as máximas vão chegar aos 28 em Faro.

 

LEIA TAMBÉM

Incêndios causaram mais de 10 milhões de euros de prejuízos em Seia

Os prejuízos financeiros causados pelos incêndios dos dias 15, 16 e 17 de Outubro no …

idosos

Idoso desaparecido em Trancoso

Os Bombeiros e a GNR estão a procurar um homem de 90 anos que foi …