Dois incêndios activos em Nelas, depois de extintos os de COIMBRA E GUARDADois incêndios activos em Nelas, depois de extintos os de COIMBRA E GUARDA

Risco máximo de incêndio em nove concelhos do Centro

Nove concelhos do centro do continente apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet. Os municípios de Gois e Pampilhosa da Serra, distrito de Coimbra, Pedrogão Grande e Castanheira de Pera (Leiria), Vila de Rei, Oleiros e Sertã (Castelo Branco), Mação e Sardoal (Santarém) são os que constam da lista. Ontem a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) registou ontem 92 incêndios, que foram combatidos por 1.225 operacionais, com o apoio de 356 veículos.

O IPMA colocou também em risco muito elevado de incêndio seis concelhos do distrito de Faro, além de outros 43 distritos de norte a sul, estando o restante mapa de Portugal continental pintado a laranja, cor que revela que os concelhos estão com risco elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo. O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 de cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade a partir da tarde, em especial no interior das regiões centro e sul, onde há possibilidade de ocorrência de aguaceiros acompanhados de trovoada. Aponta ainda para uma pequena subida de temperatura nas regiões do interior Norte e Centro.

Em Lisboa, as temperaturas vão variar entre 20 e 31 graus Celsius, no Porto entre 18 e 29, em Bragança entre 10 e 29, em Viseu entre 15 e 30, na Guarda entre 11 e 27, em Coimbra entre 16 e 33, em Leiria entre 12 e 33, em Castelo Branco entre 18 e 34 e em Évora entre 14 e 34. Beja será a cidade mais quente, com previsões de 36 graus celsius, seguida de Évora com 35 enquanto no sul do pais as máximas vão chegar aos 28 em Faro.

 

LEIA TAMBÉM

Acessos à Serra da Estrela cortados devido à queda de neve

Algumas estradas de acesso à Serra da Estrela estão hoje de manhã cortadas devido à …

Neve corta estradas ao maciço central da Serra da Estrela

As estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão cortadas devido à …