Robô Bombeiro

Robôs Bombeiros em competição na Guarda

A décima terceira edição do Concurso Robô Bombeiro, que vai decorrer no próximo sábado, no Pavilhão Municipal de São Miguel, na Guarda, conta este ano com 51 equipas inscritas de 20 instituições de ensino nacionais e duas internacionais (Espanha e Emirados Árabes Unidos). Organizado desde 2003 por docentes da Unidade Técnico-Científica do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), o Concurso Robô Bombeiro põe à prova pequenos robôs móveis e autónomos com a missão de encontrar e apagar um incêndio, simulado por uma vela, num modelo de uma casa formada por corredores e quartos.

“A iniciativa do IPG que tem como objectivo promover a Robótica no seio académico enquanto tecnologia chave do século XXI e proporcionar um evento onde estudantes e professores possam usar a robótica como uma ferramenta educativa, capaz de levar os estudantes a adquirir competências científicas e técnicas, assim como outras competências transversais, por vezes difíceis de adquirir em sala de aula”, explica a organização do evento.

No dia da competição, João Cordeiro, Director de Qualidade da empresa Indra em Portugal, um dos patrocinadores do evento, irá entregar os prémios do concurso aos vencedores. “Com este apoio, a Indra pretende reforçar o seu contributo na dinamização de projectos que tenham como objectivo a divulgação da ciência e da tecnologia e que ajudem a potenciar uma cultura científica de desenvolvimento, investigação e inovação no seio das entidades de ensino, com claros benefícios para o país e sociedade”, explicou João Cordeiro.

Carlos Carreto, docente do Politécnico da Guarda e responsável pela Organização do projecto Robô Bombeiro considera este “é um apoio muito importante”, uma vez que permite ao concurso “continuar a evoluir tanto nos aspectos científicos e pedagógicos, como na sua projecção a nível nacional e internacional”.

Neste concurso vão estar presentes, entre outras, equipas do IPG, da Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, Universidade de Deusto (Espanha), Escola Secundária do Forte da Casa, Agrupamento de Escolas da Sé (Guarda), Associação Desenvolver o Talento, Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira, Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque, ISTAR/IUL e Escola Secundária Campos Melo.

LEIA TAMBÉM

Suspeito de tentar matar ex-namorada em Tábua conhece hoje a sentença

O Tribunal de Coimbra determina hoje, pelas 13h30, a sentença a um homem de 43 …

Ana Abrunhosa entregou quatro habitações reconstruídas em Seia

A presidente da CCDRC, Ana Abrunhosa, entregou as chaves de quatro habitações (três na freguesia …