Rotary Clube enaltece “papel interventivo” de António Borges

Na base da escolha deste profissional, o Rotary Club de Oliveira do Hospital (RCOH) – presidido por Carlos Carvalheira – destaca “a dedicação e o papel interventivo” do padre oliveirense na “defesa dos mais desfavorecidos e na promoção de acções beneméritas para o bem-estar da comunidade. Trata-se de um homem bom, que muito faz pela sociedade”, considerou Carlos Carvalheira.

Alvo de rasgados elogios oriundos de vários amigos que se associaram a esta cerimónia, foi com grande sentido de humor que Borges de Carvalho recebeu esta homenagem também participada pela indigitada ministra do Ambiente, Dulce Álvaro, e o presidente eleito da Câmara de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino.

Natural de Vila Cova do Alva, freguesia onde nasceu em 28 de Setembro de 1939, o sucessor de Laurindo Marques na paróquia de Oliveira do Hospital, foi ordenado sacerdote em 15 de Agosto de 1964. Em Outubro desse ano, inicia a sua actividade como capelão da Santa Casa da Misericórdia de Galizes e pároco de Nogueira do Cravo, onde se manteve por 33 anos. É nesta data que conhece as primeiras adversidades, já que a população local estava indignada com o afastamento do seu antecessor e não aceitava a nomeação de um novo pároco. Borges de Carvalho acabou no entanto por sair pela “porta grande”.

Tendo sido o impulsionador de uma vasta obra social, o padre Borges manteve sempre a sua acção pastoral, mas também não deixou de se inscrever como aluno voluntário na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde se licenciou em História.

Antes do 25 de Abril – em 1972 – deu aulas no prestigiado colégio Brás Garcia de Mascarenhas, e mais tarde passou para a Escola Preparatória, onde assumiu o cargo de presidente do Conselho Directivo. Mais tarde, foi nomeado professor do quadro definitivo da Escola Secundária de Oliveira do Hospital, e também fez parte da equipa que procedeu à instalação da Eptoliva.

LEIA TAMBÉM

Dominado fogo que hoje se reacendeu em Tábua

O incêndio florestal que deflagrou na terça-feira no concelho de Tábua, que esteve em fase …

Incêndios destruíram mais 500 hectares em Seia

Incêndio de Tábua reacendeu-se e mobiliza centenas de bombeiros

O incêndio que ontem deflagrou em Tábua, está novamente activo. O reacendimento aconteceu ao início da tarde …