A aldeia do Sabugueiro, no concelho de Seia, acolhe entre 31 de Maio e 8 de Junho a segunda edição da Mostra Gastronómica, com a participação especial do chefe e mestre de cozinha Hélio Loureiro.

Sabugueiro acolhe Mostra Gastronómica com participação de Hélio Loureiro

Imagem vazia padrãoA iniciativa é organizada pela Associação de Beneficência do Sabugueiro que conta com a colaboração da Câmara Municipal de Seia, Junta de Freguesia local e Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela (ADRUSE).

A Escola Superior de Turismo e Telecomunicações de Seia assume-se igualmente como parceira no evento, no âmbito da “OdiSeia 88” que decorre entre 28 de Maio e 1 de Junho e contempla algumas iniciativas de promoção e valorização desta Mostra Gastronómica. Sublinhe-se que o certame será apresentado esta quinta-feira, dia 29 de Maio, pelas 11h00 naquele estabelecimento de ensino na presença de Hélio Loureiro, altura em que será apresentado o portal do Sabugueiro.

A Mostra Gastronómica – conforme nota de imprensa enviada ao Correio da Beira Serra – surge na sequência da edição do ano passado, em que a Associação do Sabugueiro, (uma IPSS) pretende valorizar os produtos locais em geral e o comércio da restauração em particular. A data escolhida é justificada com o facto de “tradicionalmente esta época registar pouca afluência turística à região, daí a necessidade de se criarem eventos que atraiam gente, fora das chamadas épocas tradicionais”. A organização não deixa de apelar a uma visita pelo Sabugueiro, ao mesmo tempo que convida a saborear os pratos típicos como o Cabrito, o Borrego, a Chanfana, o Bacalhau com Pão de Centeio, as Trutas e muitos outros, além do famoso Queijo da Serra, dos enchidos, do presunto e claro, do Pão de Centeio do Sabugueiro.

O certame é participado por 10 restaurantes e pelo chefe Hélio Loureiro, conhecido do grande público pela apresentação semanal na RTP do programa “Gostos e Sabores”. O Mestre de Cozinha já foi agraciado pelo Presidente da República com o grau de Oficial da Ordem de Mérito e é também o responsável gastronómico da selecção portuguesa de futebol.

LEIA TAMBÉM

Ministro Pedro Marques garantiu em Nelas que a aposta em infra-estruturas de transporte passa pela ferrovia e IP3, ignorando IC6 e IC12

O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, assegurou ontem em Canas de Senhorim, Nelas, …

José Carlos Alexandrino lança suspeitas sobre queijeiras de Seia nas descargas ilegais no rio Cobral

Como regresso da chuva, os habitantes que vivem próximo do rio Cobral temem que voltem …