Sabugueiro, em Seia, recorda durante uma noite a gastronomia tradicional

O Sabugueiro, que também é a primeira Aldeia Inteligente de Montanha, recebe (a 5 de Novembro), mais uma edição da Noite das Caçoilas, uma forma de divulgar a gastronomia e recordar os tempos, em que esta terra de pastores e queijeiras, por ocasião dos casamentos e festas populares, se confeccionava a chanfana, o cabrito ou o borrego, em caçoilas de barro que depois eram levadas ao forno comunitário para assar.

“A noite das caçoilas é uma iniciativa que pretende valorizar de forma criativa as tradições locais, em particular a gastronomia e as vivências da aldeia que têm como cenário o forno comunitário. Nesta noite o Sabugueiro desafia os participantes a degustar os verdadeiros sabores de montanha, sabores

que também contam histórias, como o pão de centeio, os biscoitos e as caçoilas de carne, tudo em ambiente de festa e animação popular. Transformar tradições em experiências turísticas autênticas e genuínas é o grande objectivo da organização”, refere a organização.

A iniciativa promovida pela Junta de Freguesia do Sabugueiro, em parceria com a Associação de Beneficência do Sabugueiro e a Comissão de Festas da Senhora da Graça, integra o Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha.

LEIA TAMBÉM

GNR realizou ontem 40 detenções em flagrante delito, sete das quais por roubo

Dois detidos por crime de tráfico sexual em Seia

Um homem de 45 anos e uma mulher de 42 foram ontem detidos por suspeita …

Preços dos combustíveis sobem hoje pela oitava semana consecutiva

Os preços dos combustíveis aumentam hoje, sendo esta já a oitava semana de subidas consecutivas. …