Sabugueiro, em Seia, recorda durante uma noite a gastronomia tradicional

O Sabugueiro, que também é a primeira Aldeia Inteligente de Montanha, recebe (a 5 de Novembro), mais uma edição da Noite das Caçoilas, uma forma de divulgar a gastronomia e recordar os tempos, em que esta terra de pastores e queijeiras, por ocasião dos casamentos e festas populares, se confeccionava a chanfana, o cabrito ou o borrego, em caçoilas de barro que depois eram levadas ao forno comunitário para assar.

“A noite das caçoilas é uma iniciativa que pretende valorizar de forma criativa as tradições locais, em particular a gastronomia e as vivências da aldeia que têm como cenário o forno comunitário. Nesta noite o Sabugueiro desafia os participantes a degustar os verdadeiros sabores de montanha, sabores

que também contam histórias, como o pão de centeio, os biscoitos e as caçoilas de carne, tudo em ambiente de festa e animação popular. Transformar tradições em experiências turísticas autênticas e genuínas é o grande objectivo da organização”, refere a organização.

A iniciativa promovida pela Junta de Freguesia do Sabugueiro, em parceria com a Associação de Beneficência do Sabugueiro e a Comissão de Festas da Senhora da Graça, integra o Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha.

LEIA TAMBÉM

Incêndios destruíram mais 500 hectares em Seia

Autoridade Nacional de Protecção Civil alerta para risco de incêndios nos próximos três dias

O Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) …

GNR de Coimbra aposta no combate à sinistralidade com tolerância zero na velocidade

GNR intensifica controlo de velocidade a partir de amanhã e até domingo

A GNR intensifica a partir de amanhã e até ao próximo domingo, em todo o …