Sabugueiro, em Seia, recorda durante uma noite a gastronomia tradicional

O Sabugueiro, que também é a primeira Aldeia Inteligente de Montanha, recebe (a 5 de Novembro), mais uma edição da Noite das Caçoilas, uma forma de divulgar a gastronomia e recordar os tempos, em que esta terra de pastores e queijeiras, por ocasião dos casamentos e festas populares, se confeccionava a chanfana, o cabrito ou o borrego, em caçoilas de barro que depois eram levadas ao forno comunitário para assar.

“A noite das caçoilas é uma iniciativa que pretende valorizar de forma criativa as tradições locais, em particular a gastronomia e as vivências da aldeia que têm como cenário o forno comunitário. Nesta noite o Sabugueiro desafia os participantes a degustar os verdadeiros sabores de montanha, sabores

que também contam histórias, como o pão de centeio, os biscoitos e as caçoilas de carne, tudo em ambiente de festa e animação popular. Transformar tradições em experiências turísticas autênticas e genuínas é o grande objectivo da organização”, refere a organização.

A iniciativa promovida pela Junta de Freguesia do Sabugueiro, em parceria com a Associação de Beneficência do Sabugueiro e a Comissão de Festas da Senhora da Graça, integra o Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha.

LEIA TAMBÉM

Fogo em duas localidades do concelho de Oliveira do Hospital já foi dominado

Situação em Góis “é preocupante” e pode agravar-se

O comandante operacional da Protecção Civil, Vítor Vaz Pinto, disse hoje que o incêndio de …

Fogo activo com “muita intensidade” em Góis

O incêndio que deflagrou no sábado, no concelho de Góis, distrito de Coimbra, “permanece activo” …