Sabugueiro, uma aldeia na vanguarda da tecnologia

O Sabugueiro é a primeira Aldeia Inteligente de Montanha (Smart Mountain Village). O projecto, que deixou aquela localidade da Serra da Estrela dotada de diversas soluções tecnológicas, ao nível da sustentabilidade ambiental, mobilidade e saúde, bem como com ligação à internet via fibra, foi hoje apresentado pela Câmara Municipal de Seia e a Fundação Vodafone Portugal. Este projecto-piloto, que vai aumentar o bem estar da população e dos turistas, contou ainda com a colaboração da Unidade Local de Saúde da Guarda, da Junta de Freguesia do Sabugueiro, da Associação de Beneficência do Sabugueiro e das Águas do Zêzere e Côa (actual Águas de Lisboa e Vale do Tejo).

sabugueiro 2Respeitando os traços da aldeia e da sua envolvente, a Fundação Vodafone e os seus parceiros implementaram tecnologia funcional e utilitária, como pilar de uma sociedade sustentável, em áreas tão diversas como a Eficiência Energética dos Edifícios e Domicílios, a Mobilidade (doação de veículos eléctricos), a Saúde (monitorização de sinais vitais), a Iluminação Pública e os Recursos Hídricos do Sabugueiro. No terreno, deu-se a instalação, por exemplo, de soluções M2M (Machine to Machine) ou IoT (Internet of Things) que permitem responder eficazmente a algumas das necessidades e desafios que hoje se colocam à nossa Sociedade.

O investimento gerou, entre outras transformações, economias de cerca de 20 por cento ao nível da energia doméstica e de cerca de nove por cento no consumo de energia eléctrica na rede pública; na vertente de recursos hídricos, uma redução nas perdas reais da rede de distribuição de água da freguesia na ordem dos 12 por cento; na área da saúde, a colaboração com os prestadores de cuidados de saúde ao nível da monitorização remota de sinais vitais (nomeadamente glicemia e tensão arterial); a redução dos custos de transporte dos utentes e emissão de carbono nas distâncias percorridas entre o Sabugueiro e o Centro de Saúde, com recurso a um veículo eléctrico a funcionar numa lógica de Eco Táxi Social; o acesso da população à rede de fibra de última geração da Vodafone como motor de combate à infoexclusão e factor de competitividade económica.

O Presidente da Câmara Municipal de Seia era um autarca satisfeito. “Apostar num modelo de desenvolvimento que associa criatividade, tecnologia inteligente e conhecimento para responder aos desafios actuais dos territórios de baixa densidade, incorporando equilíbrio ambiental e eficiência dos recursos naturais é uma das prioridades das políticas do município de Seia. Ter como parceiro estratégico a Fundação Vodafone na implementação do projecto ‘Sabugueiro, 1.ª Aldeia Inteligente de Montanha’ é algo que me deixa muito orgulhoso e reconhecido enquanto autarca”, explicou Carlos Filipe Camelo.

Na cerimónia, o Presidente da Fundação Vodafone Portugal explicou Mário Vaz, Presidente Fundação Vodafone Portugal na 1ª Aldeia Inteligente de Montanha (Small)que este é um projecto-piloto que procura, acima de tudo, valorizar as potencialidades e o aproveitamento socioeconómico das zonas interiores e populações rurais. “Antecipando o futuro e as necessidades tecnológicas que os cidadãos, cada vez mais, têm ao nível da inovação, criatividade e empreendedorismo. Por norma, estamos habituados a ouvir falar da aplicação deste tipo de tecnologias em grandes espaços urbanos. Mais rara é a sua disponibilização em espaços afastados dos principais centros de decisão, razão pela qual sentimos agora um redobrado orgulho com o programa desenvolvido no Sabugueiro. É um exemplo de sucesso de utilização da tecnologia de ponta ao serviço da Sociedade”, referiu Mário Vaz.

O Presidente da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, por seu lado, classificou este projecto como um claro exemplo de inovação e resiliência. “É um projecto altamente diferenciador que associa a imponência da montanha e a preocupação pelo bem-estar das pessoas enquanto capital mais valioso dos territórios. A inteligência e o conhecimento aliados ao serviço das pessoas e do seu bem-estar”, Jorge Brito. Já o presidente do Turismo do Centro de Portugal disse acreditar que “esta aposta da Fundação Vodafone, na modernização e sustentabilidade da região” terá impacto nos habitantes do Sabugueiro e na zona envolvente. “Mas também as milhares de pessoas que visitam esta aldeia tão característica de Portugal, localizada acima dos mil metros de altitude”, concluiu Pedro Machado.

Sabugueiro é uma aldeia rústica e característica da Serra da Estrela e faz parte da rede das Aldeias de Montanha que também envolve as localidades de Alvoco da Serra, Loriga, Sazes da Beira, Teixeira, Valezim, Lapa dos Dinheiros, Vide e Cabeça, todas no município de Seia, distrito da Guarda.

LEIA TAMBÉM

Dois detidos em flagrante em Tábua por cultivo de cannabis

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial da Lousã deteve, ontem, dois homens com …

GNR realizou ontem 40 detenções em flagrante delito, sete das quais por roubo

Apenas um elemento do grupo suspeito de vários crimes na zona Centro ficou em prisão

Dos cinco jovens, com idade entre os 22 e os 28 anos detidos pela PJ …