Sátira e animação reinaram no Carnaval da Beira Serra

Já se esperava, mas o humor com que o Carnaval da Beira Serra saiu, ontem, à rua não deixou de contagiar com alegria as largas centenas de pessoas que marcaram presença em Lagares da Beira.

Com a fanfarra dos bombeiros a dar as boas vindas aos visitantes, o corso carnavalesco brindou o público com a rainha da Walt Disney e, num misto de animação destinada aos mais novos, surpreendeu com a sátira ao governo, à Europa, à Tróika e ao próprio Euro.

No grupo de Pedro Passos Coelho ninguém foi poupado e até Cavaco Silva e a chanceler alemã, Angela Merkel marcaram presença no Carnaval da Beira Serra.

“Deixaram o país na miséria e os portugueses a morrer de fome”, lia-se entre as várias críticas dirigidas ao governo de Passos Coelho que de “graça” usavam o “último voo da TAP”, para “emigrar”

Humor feito à conta do mau momento que atravessa o país – “podem abusar de mim, com esta crise ando sempre teso”, lia-se no carro que mais surpreendeu por representar o órgão sexual masculino -, e para o qual muito contribuiu a alegria de foliões que até reproduziram o programa televisivo da TVI “Somos Portugal”, que preenche as tardes de domingo à tarde.

 

As noivas de Santo António tão aguardadas no mês de junho, anteciparam-se e marcaram presença no Carnaval da Beira Serra, onde de hora em quando, os visitantes também eram surpreendidos com uma prenda molhada, os típicos balões com água.

Numa tarde, onde pese embora as ameaças de mau tempo, a chuva não marcou presença, o corso carnavalesco decorreu dentro da normalidade, possibilitando aos bairros, coletividades e escolas colocar na rua o trabalho intenso em que estiveram envolvidos nas últimas semanas.

Com organização a cargo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira, a edição 2013 contou, à semelhança do que aconteceu no ano passado, com a participação do povo de Aldeia da Formosa, que voltou a surpreender pelo número de figurantes no corso carnavalesco. O Grupo de Bombos Pedra e Racha de Nogueira do Cravo também marcou presença.

Findo o corso carnavalesco, para hoje está reservado outro dos principais momentos do Carnaval da Beira Serra. Trata-se da leitura das tradicionais deixas e do enterro do entrudo que acontecerá a partir das 22h00 nas ruas da vila de Lagares da Beira.

LEIA TAMBÉM

Cemitério de Nogueira do Cravo vai ser ampliado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta-feira o alargamento do cemitério de …

LMAN promove “peregrinação” ao Santuário de Nossa senhora das Preces em Vale de Maceira

A Liga de Melhoramentos Desporto e Cultura de Aldeia de Nogueira (LMAN) vai realizar no …