Saudade e emigração destacam-se na VII edição do evento “Férias com cultura” em Vila Franca da Beira

“A saudade e uma mente activa” é o tema da VII edição do evento “Férias com cultura” que se realiza no próximo domingo na União Desportiva e Tuna Vilafranquense (UDV), em Vila Franca da Beira. A ideia desta iniciativa partiu do professor Renato Nunes, um vilafranquense a leccionar nos Açores, que achou por bem criar um evento onde fossem abordados temas culturais, com protagonistas locais e alguns convidados. Este ano o tópico remete para a saudade, muito ligada à emigração, que segundo um dos responsáveis da iniciativa, é cada vez mais elevada naquela localidade do concelho de Oliveira do Hospital. “Vila Franca da Beira, terra de emigrantes” será mesmo o tema abordado nesta edição por Renato Nunes, numa intervenção que contará com testemunhos de vários conterrâneos.

“O ‘Férias com Cultura’ tem tido programas muito diversificados, com vários convidados especiais que têm proporcionado abordagens interessantes aos temas mais definidos para cada edição. Todavia, VII Férias com culturasempre, com uma constatável vertente popular e de proximidade em relação aos temas e aos protagonistas”, explica a organização deste evento que teve início através da acção da antiga Junta de Freguesia de Vila Franca da Beira e da UDV, contando com apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.  E a iniciativa tem tido reconhecimento. “A população e, dada a época, os emigrantes, têm participado e aderido ao que lhes tem sido proposto em cada edição”, sublinha a organização.

Uma das figuras desta edição passa pela a intervenção do vilafranquense Carlos Lameiras “Sacristão” conhecido versejador espontâneo que fará declamação e canto de poemas. Lameiras é uma personagem que anima, com frequência, encontros, convívios e iniciativas tradicionais, como o “Enterro do S. Martinho” em que faz de um copioso “padre” a “encomendar” o S. Martinho, na noite de 11 de Novembro. Também faz músicas e é intérprete em viola, banjo e acordeão. Em tempos, recorda um elemento da organização, Carlos Lameiras foi Sacristão “a sério” na Capela e na povoação de
Vila Franca da Beira, daí a alcunha e o jeito para um “latinório” muito peculiar.

“Vai participar no ‘Férias com Cultura’ pela primeira vez. Constitui parte atractiva do programa que, assim, se valoriza”, sublinha um elemento da organização, salientando também a participação de convidados especiais não-vilafranquenses, como é o caso de Alexandra Garcia que irá dar conselhos sobre como manter uma mente activa. Após o encerramento das intervenções não foi esquecido um convívio com merenda e música ao vivo.

LEIA TAMBÉM

José Carlos Alexandrino acusa Governo de discriminação na ajuda pós-incêndios

O presidente da câmara de Oliveira do Hospital acusou o Governo de estar a discriminar …

Presidente da CM de Oliveira do Hospital indignado por FPF esquecer Coimbra e quer jogo de solidariedade da selecção naquela cidade

O presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, criticou a Federação Portuguesa …