Emagrecer ou Mudar de vida? Autor: Luís Marques

SAÚDE FÍSICA E SAÚDE MENTAL. Autor: Luís Marques.

De há uns tempos a esta parte que a maior expectativa de um novo cliente no ginásio é a saúde e o bem-estar. Percebe-se que o exercício físico já não é só procurado/consumido pela questão física, o treino cardiovascular e muscular, mas sobretudo pela questão mental, o bem-estar associado ao treino físico. É fundamental fazer crer nas pessoas que o ser ou estar forte fisicamente é relativo, pois se o seu estado de alma estiver fraco as respostas não serão as desejáveis. Comprimidos, exames médicos, consultas em especialistas? A solução tem de partir de dentro de cada um, é essencial conceber uma autoavaliação de saúde e bem-estar.

Perceba que a saúde e o bem-estar é um caminho, não uma meta.

Não vale a pena considerar o “hoje” estou bem e o “amanhã” logo se vê. A procura de uma vida mais plena, mais agradável, mais feliz, é feita de momentos e do constante caminho para os realizar. Pequenos passos fazem grandes mudanças, há que acreditar que tudo vai correr bem e que nem tudo de menos bom é mau.

Equilibre as várias áreas da sua vida.

A responsabilidade não pode ser fator de retração, é simplesmente uma das condicionantes da vida. Que adianta correr o dia todo atrás das responsabilidades se não tem 10 minutos de “break” para si. Costumo dizer aos meus clientes que preocupações não entram na sala de exercício, apenas se podem criar forças para os resolver. As contas da água, luz e gás chegam todos os meses, os miúdos vão 5 dias por semana para a escola, o banco aumenta todos os meses euros de comissões, o trabalho está lá todos os dias à sua espera, e???? Tristezas não pagam dívidas. Divida o tempo, organize o trabalho, esteja com a família, mas defina um tempo para si, por pouco que seja, seja só seu.

Trate da sua “energia física” de forma adequada.

Coma bem, mesmo bem, evitando congelados, micro-ondas e o “comer fora”. Faça das suas refeições caseiras reuniões familiares, converse e partilhe. Concentre-se no que é seu, desligue a televisão por instantes e ligue-se à “novela” da sua própria família. Faça exercício físico regular tentando ser o melhor atleta possível para as suas exigências diárias.

Apanhe sol, saia de casa.

Em alturas do ano como esta, em que o inverno rigoroso quase nos obriga a ficar fechados em casa, longe de tudo e de todos, é crucial combater o sedentarismo e apanhar os raios de sol possíveis. O sol é fundamental para o nosso bem-estar físico e psicológico, a vitamina D é essencial na funcionalidade orgânica, e ajuda a produzir algumas hormonas e neurotransmissores que são decisivos para a sensação de bem-estar.

Avalie o processo.

Constate se está a ficar muito negativo, pessimista e irritado, é sinal que algo não está bem. Tente encontrar o problema, encare-o e resolva-o. Faça um exame a si próprio e responda às seguintes questões: Como me sinto? O que preciso? O que tenho e o que me faz falta? O que quero?

De certeza que algum dos pontos acima está a falhar!

 

Bibliografia: José Soares, Professor Catedrático de Fisiologia da Universidade do Porto, in Revista J, N.º342, 24 Março de 2013

Emagrecer ou Mudar de vida? Autor: Luís MarquesAutor: Luís Marques

LEIA TAMBÉM

“CORO” DA HEGEMONIA PS NA CÂMARA E NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL ACTUOU DURANTE A EDIÇÃO 2018 DA EXPOH – OLIVEIRA DO HOSPITAL. Autor: João Dinis

Escrevo este “opinião” a 30 de Julho de 2018. Ontem à noite, fui a Oliveira …

Comissão Europeia apoia promoção dos produtos agrícolas europeus. Autor: Sofia Colares Alves

Nos últimos anos, a União Europeia mostrou ser líder mundial do comércio de produtos agroalimentares …