Secretário de Estado da Agricultura presente na Feira do Queijo de Oliveira do Hospital

 

É já no próximo fim-de-semana, 17 e 18 de março, que se realiza em Oliveira do Hospital a 21ª Festa do Queijo Serra da Estrela e Outros Produtos Locais de Qualidade, organizada pelo município. Um certame que tem inauguração oficial agendada para as 11h00 de sábado, 17 de março, mas que só no período da tarde, pelas 15h30, vai contar com a presença de um elemento do governo de coligação PSD – CDS/PP.

Trata-se do secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque,  que na deslocação ao certame, terá oportunidade de conhecer de perto aquelas que são as reais preocupações dos agricultores, pastores e produtores de Queijo Serra da Estrela e que, este ano, vêem a situação agravada com a seca que afeta todo o país.

A intervenção oficial do governante ocorrerá, porém, no 23º Capítulo da Confraria do Queijo Serra da Estrela que terá lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital onde ocorrerá a entronização de novos confrades, entre os quais, Carlos Lopes e Hélio Loureiro.

No total, serão cerca de 200 os expositores que vão marcar presença nos dois dias da Festa do Queijo e onde, em grande destaque, vai estar a recém eleita maravilha da gastronomia, o Queijo Serra da Estrela.

À semelhança de ano anteriores, os produtores DOP serão instalados em stands individualizados e devidamente identificados. De sublinhar que das 19 queijarias que atualmente certificam a afamada iguaria, quatro estão sediadas no concelho oliveirense.

Ainda que todas as atenções se centrem nos dois dias da feira, o certame tem um primeiro momento agendado para amanhã à noite, com uma Noite de Fados da Beira Serra, a cargo do grupo Senhora da Beira, que terá lugar na Casa da Cultura César Oliveira.

No fim-de-semana, a autarquia estima que o certame seja visitado por “dezenas de milhar de visitantes”, tendo já assegurada a presença de cerca de duas mil pessoas provenientes de 30 freguesias de distritos de norte a sul do país.

Para além de contar com uma vasta aposta cultural, a Festa do Queijo abraça também a vertente desportiva que, nas várias atividades, vai envolver meio milhar de pessoas. Pelo segundo ano consecutivo, as “Rotas da Pastorícia” fazem parte da programação do certame, acolhendo um conjunto de percursos que serão feitos em cavalo, bicicleta de passeio e bicicleta todo-o-terreno. O festival equestre noturno agendado para o final do dia de sábado, 17 de março, promete ainda surpreender.

LEIA TAMBÉM

Presidente da República a caminho de Oliveira do Hospital e António Costa reunido com presidentes de Câmara naquela cidade

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, está a caminho de Oliveira do Hospital …

Mais de uma centena de famílias desalojadas em Oliveira do Hospital aponta o presidente da Câmara

Mais de uma centena de pessoas ficaram desalojadas no concelho de Oliveira do Hospital por …