IELLOW_MTA

Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural abre Feira do Queijo de Seia

O Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Amândio Torres, vai estar hoje, pelas 10h30, na sessão de abertura da Feira do Queijo Serra da Estrela de Seia que decorre até terça-feira. Após a sessão solene, a comitiva fará uma visita à feira e está convidada a apreciar os sabores regionais, onde o Queijo Serra da Estrela é rei, bem como os outros produtos de reconhecido valor, como sejam o pão, o vinho do Dão, os enchidos e o mel.

A par do mercado do queijo e dos produtos endógenos, recorde-se, a feira integra outras áreas expositivas com artesanato, produtos da terra, tasquinhas, entre outros. Destaque, igualmente, para a recriação da Quinta do Pastor, com a ovelha bordaleira e o Cão Serra da Estrela a assumirem maior relevância.

Do programa constam provas de queijo livres, demonstrações ao vivo da ordenha da ovelha, confecção de queijo, momentos de confecção com produtos locais, por chefs da Escola Superior de Turismo e Hotelaria – IPG e por Cátia Goarmon, um desfile com peças de burel e uma cãominhada.

O certame contará também com a produção ao vivo do Maior Queijo de Ovelha de Seia, que acontecerá na segunda-feira, e o concurso “O Melhor Queijo de Seia”.

A animação do certame é promovida em estreita colaboração e participação das bandas filarmónicas, grupos de música tradicional e ranchos folclóricos, que cumulativamente procederão a recriações etnográficas.

 

LEIA TAMBÉM

Ano de 2019 vai ter três fins-de-semana prolongados e quatro possibilidades de “pontes”

O ano de 2019 vai ter dois feriados à sexta-feira e um numa segunda-feira, permitindo …

Mais de duas toneladas de queijo denominado Serra da Estrela apreendidos em Seia

Mais de duas toneladas de queijo indevidamente classificado com denominação de origem protegida (DOP) Serra …