Secundária de Oliveira do Hospital representa o distrito na sessão Nacional do Parlamento dos Jovens

 

Depois de no dia 21 de março, os alunos do ensino básico da Secundária terem alcançado o segundo lugar na sessão distrital e assegurado a participação na sessão nacional, também no dia 22 de março, os alunos do ensino secundário terminaram a sessão distrital com o honroso primeiro lugar.

Maria Beatriz Brito, Emanuel Martins e o suplente Francisco Baila Andrade foram os deputados que mais se destacaram na sessão do secundário subordinada ao tema “Que Futuro para a Educação”.

Para além de assegurar a presença na sessão nacional, que terá lugar nos dias 30 e 31 de maio, a aluna Maria Beatriz Brito viu reconhecido o seu mérito, acabando por ser eleita, por maioria, para porta-voz do distrito. “Irá ter um papel de destaque e irá orgulhar-nos a todos com a sua prestação”, consideram as professoras acompanhantes Luísa Azêdo e Célia Lourenço, em comunicado enviado ao correiodabeiraserra.com, efetuando um “balanço muito positivo” da participação dos alunos.

Para além da importância do bom resultado obtido, as docentes reconhecem que a participação no Parlamento dos Jovens é “uma excelente oportunidade que é dada aos jovens de conviverem com os seus pares, de exercitarem as normas da democracia e de se enriquecerem através da experiência e do debate, desenvolvendo as capacidades de argumentação e de oratória, vivenciando, simultaneamente, as regras da cidadania activa”.

Na sessão nacional, os alunos da Secundária de Oliveira do Hospital fazem-se acompanhar pelos colegas das escolas Avelar Brotero (segundo lugar) e Quinta das Flores (terceiro lugar).

LEIA TAMBÉM

Jovens cientistas da EPTOLIVA de Tábua desenvolvem Compósito Antisséptico e conquistam segundo lugar na XI Mostra Nacional de Ciência

Jovens estudantes da Eptoliva, na Tábua, no distrito de Coimbra, desenvolveram uma solução desinfectante a …

A escola ou a escolinha (?). Autor: António Ferro.

Durante várias décadas, fui assistindo às mudanças (algumas drásticas e escusadas) no sistema de ensino …