sol

Segunda-feira marcada pelo aumento da temperatura e os riscos de radiação ultravioleta

Com o regresso do calor aumentam as preocupações com a exposição à radiação ultravioleta. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na sua página na Internet, informa que quase todo o país apresenta hoje risco muito alto e alto, entre as zonas de risco estão as regiões de Coimbra e Guarda. O dia de hoje ficará marcado pelo aumento da temperatura.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral das regiões norte e centro até final da manhã e para o final do dia, vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado no litoral oeste e nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal e pequena subida da temperatura máxima, em especial nas regiões do interior.

Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Porto Santo, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real, Horta, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada estão com níveis altos de radiação ultravioleta. Por isso, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protector solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

De acordo com o IPMA, a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança, sendo que o índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, com onze.

LEIA TAMBÉM

Fiscalização da GNR sobre automobilistas levou a sete detenções

Detido em Seia traficante de estupefacientes

A GNR de Seia e de Paranhos da Beira detiveram um homem de 23 anos, …

Mortes em acidente em Tábua no acesso ao IC6

Dois homens morreram hoje na sequência de uma colisão frontal entre duas viaturas ligeiras numa …