Seia acolhe seminário nacional Eco-escolas e relança “Saúde em Movimento”

… Bandeira Azul da Europa, secção Portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental.

O seminário terá lugar na Casa Municipal da Cultura de Seia e Centro de Interpretação da Serra da Estrela e vai contar com a participação de quatro centenas de especialistas em Educação para o Desenvolvimento Sustentável, com destaque para os professores coordenadores do Programa e os técnicos dos municípios.

Serão abordados pelos diferentes especialistas convidados diversos aspectos relacionados com a Educação para o Desenvolvimento Sustentável e, mais particularmente, com a Metodologia e Temas de trabalho do Programa Eco-Escolas. Será dada especial ênfase ao tema do ano – Alterações Climáticas – estando também prevista a abordagem dos outros temas Eco-Escolas recorrendo a exemplos teórico-práticos: Água, Resíduos, Energia, Mobilidade, Agricultura Biológica Biodiversidade, Ruído e Espaços Exteriores.

Existirão ainda espaços de debate e apresentação de alguns dos projectos inovadores e de qualidade desenvolvidos por, e para, as escolas. Em paralelo, decorrerá uma Eco-Mostra que integra diversas entidades cujo trabalho se articula com a educação para a sustentabilidade.

O Seminário Nacional do Programa constitui um dos mais importantes momentos de formação e troca de experiências entre os professores e entidades envolvidas no Eco-Escolas, cujos objectivos são a educação e sensibilização ambientais da escola e comunidade onde se insere, a par da melhoria da gestão ambiental da escola.

Os Projectos de Educação Ambiental de qualidade, desenvolvidos nas escolas portuguesas segundo a metodologia do Eco-Escolas, são reconhecidos no final do ano, através de um Galardão Eco-Escolas- Bandeira Verde, que simboliza a existência nessa escola de uma activa e participada educação pelo ambiente.

“Saúde em Movimento” para estilo de vida mais activo

À semelhança do que aconteceu no ano passado, o Município de Seia volta a apostar no projecto “Saúde em Movimento”, tendo em vista incutir um estilo de vida mais activo na população sénior do concelho.

O projecto é destinado a pessoas com idade igual ou superior aos 55 anos e consiste na prática de actividade física, de forma orientada, direccionada a esta faixa etária. As actividades têm lugar duas vezes por semana, nos gimnodesportivos de Seia, São Romão, Tourais e Loriga.

LEIA TAMBÉM

Ministro Pedro Marques garantiu em Nelas que a aposta em infra-estruturas de transporte passa pela ferrovia e IP3, ignorando IC6 e IC12

O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, assegurou ontem em Canas de Senhorim, Nelas, …

José Carlos Alexandrino lança suspeitas sobre queijeiras de Seia nas descargas ilegais no rio Cobral

Como regresso da chuva, os habitantes que vivem próximo do rio Cobral temem que voltem …