Câmara Municipal de Seia promove incentivos à criação de emprego e ao investimento.

Seia adere ao Dia Europeu sem carros e aposta em transportes ecológicos

A Câmara Municipal de Seia vai assinalar, no dia 22 de Setembro, o Dia Europeu Sem Carros com um conjunto de actividades na zona envolvente ao Mercado Municipal, ruas que nesse dia estarão interditas ao tráfego motorizado, entre as 10h00 e as 20h00. A iniciativa insere-se na Semana da Mobilidade Europeia e pretende promover medidas de transporte sustentável, consciencializando os cidadãos para os efeitos que a sua escolha nas deslocações diárias terão na qualidade do ambiente, proporcionando-lhes, por sua vez, uma oportunidade para redescobrirem a cidade e o seu património, num ambiente mais saudável e agradável.

Apesar da iniciativa apenas limitar o trânsito motorizado nas ruas Lucas Marrão, Dr. João Saraiva, Mercado, largo de Santa Rita e rua do Funchal, o convite é para todos os munícipes experimentarem, neste dia, alternativas ao uso do carro, seja a pé, de bicicleta, de transportes públicos ou noutro meio de transporte não motorizado. Como forma de incentivo, a autarquia não irá cobrar bilhete nos transportes urbanos VaieVem e desafia a população a experimentar veículos mais ecológicos, como é o caso das bicicletas e carros eléctricos.

No que diz respeito à mobilidade, a Câmara vai sortear cinco passes anuais VaieVem, sendo dois destinados aos portadores dos cartões municipais, um para o Jovem e outro para o Sénior, e os restantes três para munícipes com idades compreendidas entre os 26 e os 64 anos.

Enquanto medida permanente, a partir desta data o Museu do Brinquedo, o Museu Natural da Electricidade e o Centro Interpretativo da Serra da Estrela passam a dispor de bicicletas eléctricas de utilização gratuita. Para além da promoção da mobilidade sustentável, esta é mais uma medida para residentes turistas viverem e usufruírem da cidade e dos seus espaços museológicos.

Paralelamente, a assinalar este dia de mobilidade alternativa o Município irá promover, durante todo o dia, na área envolvente ao Mercado Municipal, um conjunto de actividades desportivas, lúdicas e pedagógicas e acções de sensibilização em articulação com a GNR, como o circuito “Escola Segura”, e com a ENERAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior, no que diz respeito aos problemas da poluição do ar, ruído e energia. Do programa consta ainda a apresentação, às 17h30, do CineEco 2015 – XXI Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela.

Às 21h00, a APA – Associação Portuguesa do Ambiente promove, no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura, uma sessão alusiva ao tema “Escolhe. Muda. Combina”, a antecipar o documentário do realizador sueco “Bikes vs Cars”. Todas as actividades são de participação gratuita. A autarquia lança ainda o desafio a fotógrafos amadores e profissionais a partilharam a sua visão da cidade sem carros, registo fotográfico a integrar uma exposição de fotografia a realizar no Foyer da Casa Municipal da Cultura, em data a combinar.

O Dia Europeu sem Carros assinala-se por toda a Europa e é uma campanha anual sobre a mobilidade urbana sustentável, organizada pela Coordenação Europeia, com o apoio da Direção-Geral do Ambiente e dos Transportes da Comissão Europeia.

O desafio foi colocado pela União Europeia, que a fim de se transformar numa economia de baixas emissões energeticamente, eficiente, adoptou uma série de metas ambiciosas no que respeita ao clima e energia, a serem cumpridas até 2020. Estas medidas incluem uma redução de 20% das emissões de gases de efeito de estufa, um aumento de 20% da eficiência energética e uma quota de energias renováveis, 20% do consumo total de energia. Um dos principais desafios na concretização desses objectivos é o crescente volume de viagens asseguradas por veículos particulares, que dependem predominantemente de combustíveis derivados do petróleo.

 

LEIA TAMBÉM

Detidos incendiários em Viseu, Vouzela e Tondela

A Polícia Judiciária deteve um homem, de 41 anos, casado, servente de pedreiro, pela presumível …

IMT vai recorrer de decisão que declarou ilegal fecho de centro de inspecção automóvel de Seia

O Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT) anunciou que vai recorrer das decisões judiciais que …