Home - Economia - Seia aposta em tecnologia LED no Museu do Brinquedo e pensa poupar mais de 4 mil euros anuais em electricidade
iluminação LED

Seia aposta em tecnologia LED no Museu do Brinquedo e pensa poupar mais de 4 mil euros anuais em electricidade

O Município de Seia vai fazer este ano a substituição integral da iluminação existente no Museu do Brinquedo de Seia por tecnologia LED. Esta é considerada a solução mais eficiente, duradoura e com menores impactos ambientais. Com esta acção, definida no Plano de Ação para a Energia Sustentável do Município de Seia, a autarquia prevê, anualmente, uma poupança na factura da electricidade do Museu do Brinquedo de 4159,23 euros e, em termos ambientais, a redução de 3 tCO2 – emissão de gases de efeito estufa.

O Município estima recuperar o investimento efectuada nas lâmpadas LED ao fim de 10 meses, antecipando um consumo energético no Museu de 1.980 euros e a libertação de 2,0 tCO2, previsões anuais.

Esta é mais uma acção da autarquia em termos de boas práticas ambientais. Faz parte de um conjunto de projectos sobre o compromisso de tornar o concelho mais sustentável e amigo do ambiente, de que constituem exemplos: o programa Eco2SEIA, os Planos de Acção para a Energia Sustentável e Mobilidade Urbana Sustentável do Município de Seia e a adesão ao ClimAdapt, que tem como principal objectivo desenvolverem a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas.

Seia vai aderir também aderir à Hora do Planeta e desligará as luzes de edifícios públicos no dia 19 de Março de 2016, entre as 20H30 e as 21H30, em associação ao maior movimento global pelo ambiente e contra as alterações climáticas, a Hora do Planeta. O contributo de Seia para a maior acção ambientalmente sustentável à escala mundial reflectir-se-á no apagar das luzes, durante 60 minutos, nos edifícios da Biblioteca Municipal, Casa Municipal das Artes, Igreja Matriz de Seia, Mercado Municipal e Paços do Concelho.

A Hora do Planeta é uma iniciativa da organização global de conservação de natureza WWF que procura incentivar cidadãos, empresas e governos a desligarem as luzes por uma hora, mostrando assim o seu apoio à luta contra as alterações climáticas. A Câmara de Seia aderiu, pela primeira vez, à Hora do Planeta em 2011 e, desde então, todos os anos se tem associado à iniciativa, enquanto gesto simbólico representativo da consciencialização de um problema que é de todos: as alterações climáticas.

LEIA TAMBÉM

Estudo revela subestimação dos valores de dependência dos polinizadores na agricultura e destaca a sua importância

Um estudo internacional conduzido por investigadores da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de …

Espectáculo multimédia “As músicas que os vinhos Dão” anima 23 ª Feira de Vinho do Dão de Nelas

Dezanove empresas do concelho de Nelas distinguidas com estatuto de PME Líder

O Concelho de Nelas viu este ano distinguidas 19 empresas com o estatuto de PME …