A Câmara Municipal de Seia já procedeu à adjudicação do Centro Escolar que deverá estar concluído em Setembro de 2009. Orçada em 2.993.513 euros, a nova infra-estrutura, aprovada pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional, deverá ser ...

 

Seia: Câmara adjudicou Centro Escolar e abriu concurso para Posto de Turismo

Imagem vazia padrão…construída na área adjacente à EB 2,3 Dr. Guilherme Correia de Carvalho, onde irá concentrar as três escolas do 1º ciclo e o jardim-de-infância existentes na cidade.

Com este projecto, elaborado pelo arquitecto Miguel Krippahl, a autarquia pretende – segundo nota de imprensa – “fornecer melhores condições pedagógicas e cognitivas, numa perspectiva de criação de maiores condições de conforto e funcionalidade, de forma a garantir o sucesso educativo”. “A integração de várias escolas no único espaço irá facilitar a organização de tempos lectivos em horário normal podendo assim ser alcançado o objectivo estratégico de garantir a “Escola a Tempo Inteiro”, incluído no Programa de Requalificação da Rede Escolar do 1º Ciclo do Ensino e da Educação Pré-escolar”, lê-se na mesma nota.

O Centro será constituído por dois pisos, albergando no edifício cilíndrico uma sala polivalente e que será o nó de distribuição no funcionamento interno do equipamento. O restante edifício estará dividido em duas alas: na primeira estarão localizadas as salas de aula do 1º ciclo, direcção e serviços administrativos e na segunda ala albergará espaços destinados ao pré-escolar, sala de professores e educadores, biblioteca, sala de informática e ainda salas de apoio geral como, refeitório, cozinha, vestiários, arrumos e central térmica. A planta tem a forma de um “L”, define um espaço exterior contido, em dois patamares, onde se irão localizar os recreios. O equipamento usufrui ainda do pavilhão gimnodesportivo e piscinas municipais já existentes na EB adjacente. De salientar que o projecto tem em conta a integração da unidade pré-escolar numa escola do 1º ciclo, salvaguardando questões essenciais como acessos, segurança, partilha de espaços e segurança.

Loriga vai ter Posto de Turismo

Entretanto, o município de Seia procedeu também à abertura de concurso para a construção de um Posto de Turismo em Loriga. A intervenção prevê o restauro e reabilitação de um edifício rústico, que teve outrora funções de moinho e garagem, nos espaços adjacentes à estrada nacional 231 e ao Ribeiro de S. Bento na entrada de Loriga.

O edifício estará dotado de equipamento como expositores na zona de atendimento, quiosque multimédia, várias publicações para melhor promover o artesanato local e fornecer aos turistas uma informação mais didáctica e apelativa. A localização do futuro Posto de Turismo pretende – segundo a autarquia – valorizar a zona, atendendo à localização do equipamento num ponto estratégico de divulgação e promoção do concelho.

LEIA TAMBÉM

Ministro Pedro Marques garantiu em Nelas que a aposta em infra-estruturas de transporte passa pela ferrovia e IP3, ignorando IC6 e IC12

O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, assegurou ontem em Canas de Senhorim, Nelas, …

José Carlos Alexandrino lança suspeitas sobre queijeiras de Seia nas descargas ilegais no rio Cobral

Como regresso da chuva, os habitantes que vivem próximo do rio Cobral temem que voltem …