festa da transumancia pastores

Seia convida e revive transumância dos pastores da Serra da Estrela

Quem tem curiosidade sobre a vida dos pastores da Serra da Estrela, pode no próximo dia 27, acompanhá-los, juntamente com o gado na tradicional subida à serra, uma actividade secular. “O principal objectivo é preservar e dignificar este ofício, ainda tão enraizado na comunidade pastoril do nosso território”, explica o município de Seia que se juntou à Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha e aos pastores do concelho na organização deste evento que se realiza pelo terceiro ano consecutivo.

Esta é uma tradição que existe desde tempos imemoriais. Todos os anos, com a aproximação do Verão, os pastores viam obrigados a subir à montanha à procura de melhores pastagens, fazendo o percurso inverso com a chegada do Inverno. Seia vai oferecer, a 27 de Junho, essa experiência ao vivo. Pelas 7h30 junta-se, no largo da Câmara, o gado em rebanhos (aproximadamente 800 a 1000 cabeças), proveniente das terras chãs (Santa Comba, Folgosa, Maceira). Segue-se uma travessia da cidade em direcção à montanha, em busca de melhores pastos. Um percurso secular, pelos caminhos da transumância, em direcção àquela que é a aldeia dos pastores, o Sabugueiro. Pelo caminho, estão garantidas aos participantes degustações gastronómicas, como a típica merenda do Alforge e um almoço com os pastores.

romaria_ovelhas2014Mas esta aventura não se inicia sem a bênção do Senhor. Uma semana antes, a 21 de Junho, celebra-se na aldeia da Folgosa da Madalena a Festa dos Pastores, com a romaria das ovelhas à Festa de S. João. A partir das 18h00, os pastores acompanhados dos rebanhos, vindos das várias aldeias, cumprem a tradição, desfilando, à vez, em volta da capela de São João Batista, pedindo ao padroeiro um bom ano de pasto e proteção para o gado. As ovelhas ostentam os maiores e melhores chocalhos e são enfeitadas com “peras e cabeçadas”.

LEIA TAMBÉM

Dois detidos em flagrante em Tábua por cultivo de cannabis

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial da Lousã deteve, ontem, dois homens com …

GNR realizou ontem 40 detenções em flagrante delito, sete das quais por roubo

Apenas um elemento do grupo suspeito de vários crimes na zona Centro ficou em prisão

Dos cinco jovens, com idade entre os 22 e os 28 anos detidos pela PJ …