festa da transumancia pastores

Seia convida e revive transumância dos pastores da Serra da Estrela

Quem tem curiosidade sobre a vida dos pastores da Serra da Estrela, pode no próximo dia 27, acompanhá-los, juntamente com o gado na tradicional subida à serra, uma actividade secular. “O principal objectivo é preservar e dignificar este ofício, ainda tão enraizado na comunidade pastoril do nosso território”, explica o município de Seia que se juntou à Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha e aos pastores do concelho na organização deste evento que se realiza pelo terceiro ano consecutivo.

Esta é uma tradição que existe desde tempos imemoriais. Todos os anos, com a aproximação do Verão, os pastores viam obrigados a subir à montanha à procura de melhores pastagens, fazendo o percurso inverso com a chegada do Inverno. Seia vai oferecer, a 27 de Junho, essa experiência ao vivo. Pelas 7h30 junta-se, no largo da Câmara, o gado em rebanhos (aproximadamente 800 a 1000 cabeças), proveniente das terras chãs (Santa Comba, Folgosa, Maceira). Segue-se uma travessia da cidade em direcção à montanha, em busca de melhores pastos. Um percurso secular, pelos caminhos da transumância, em direcção àquela que é a aldeia dos pastores, o Sabugueiro. Pelo caminho, estão garantidas aos participantes degustações gastronómicas, como a típica merenda do Alforge e um almoço com os pastores.

romaria_ovelhas2014Mas esta aventura não se inicia sem a bênção do Senhor. Uma semana antes, a 21 de Junho, celebra-se na aldeia da Folgosa da Madalena a Festa dos Pastores, com a romaria das ovelhas à Festa de S. João. A partir das 18h00, os pastores acompanhados dos rebanhos, vindos das várias aldeias, cumprem a tradição, desfilando, à vez, em volta da capela de São João Batista, pedindo ao padroeiro um bom ano de pasto e proteção para o gado. As ovelhas ostentam os maiores e melhores chocalhos e são enfeitadas com “peras e cabeçadas”.

LEIA TAMBÉM

Ano de 2019 vai ter três fins-de-semana prolongados e quatro possibilidades de “pontes”

O ano de 2019 vai ter dois feriados à sexta-feira e um numa segunda-feira, permitindo …

Mais de duas toneladas de queijo denominado Serra da Estrela apreendidos em Seia

Mais de duas toneladas de queijo indevidamente classificado com denominação de origem protegida (DOP) Serra …