Seia convida público a acompanhar prática secular da subida dos rebanhos à serra da Estrela

Seia convida o público em geral a acompanhar, no próximo dia 1 de Julho, os pastores na subida à serra da Estrela, numa tarefa que lhes permitirá descobrir uma das mais simbólicas actividades do pastoreio: a transumância. É a tradicional subida dos rebanhos e dos pastores à serra da Estrela em busca de melhores pastos.

Os rebanhos, provenientes das aldeias do sopé da serra concentrar-se-ão no largo da câmara, às 07h30, e atravessam o centro da cidade em direcção à montanha, prosseguindo a sua viagem pelos seculares caminhos da transumância, rumo àquela que é a aldeia dos pastores, o Sabugueiro. Para que os participantes sintam a autenticidade e genuinidade da serra da Estrela, estão preparados vários momentos de animação, com destaque para o cancioneiro popular e a gastronomia de montanha. A inspiração é, sempre a simplicidade da pastorícia!

A anteceder a subida à serra celebra-se, a 25 de Junho, na aldeia da Folgosa da Madalena a Festa dos Pastores com a romaria das ovelhas à Festa de S. João Batista. Aqui, a partir das 18h00, os pastores acompanhados dos rebanhos, vindos das várias aldeias, cumprem a tradição, desfilando à vez, em volta da capela de São João Baptista, pedindo ao padroeiro um bom ano de pasto e protecção para o gado. Para o efeito, as ovelhas ostentam os maiores e melhores chocalhos “loiça” e são enfeitadas com “peras e cabeçadas”.

A iniciativa é promovida pela Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha (ADIRAM), sendo uma das actividades que consubstancia o Plano de Animação da Rede, em parceria com o Município de Seia e em articulação com os pastores que ainda mantêm viva a tradição da transumância. Esta acção integra a Grande Rota da Transumância, projecto transversal da Agência de Desenvolvimento Gardunha 21 enquadrado na EEC PROVERE iNature, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do CENTRO 2020 – Programa Operacional Regional do Centro.

LEIA TAMBÉM

José Carlos Alexandrino garante que existem três médicos dispostos a vir trabalhar para Oliveira do Hospital desde que sejam contratados pela tutela

Deputado do PS Santinho Pacheco defende encaminhamento de doentes renais de Seia e Gouveia para Viseu

O deputado socialista Santinho Pacheco, eleito pelo circulo eleitoral da Guarda, anunciou hoje que questionou …

A partir de hoje a origem do leite é obrigatória nos rótulos

A origem do leite, queijo, requeijão, iogurte, manteiga ou nata vai ser obrigatória nos rótulos …