Seia: “Fortes restrições financeiras” levam à suspensão da Festa de Artes e Ideias de Seia

A Artis – Festa de Artes e Ideias de Seia vai ser interrompida. Em nota de imprensa, o município senense acaba de anunciar a suspensão “difícil”, “mas “necessária” do evento cultural, tomando por base as “fortes restrições financeiras”.

A autarquia assume, desta forma, a dificuldade em garantir a continuidade de alguns eventos, não obstante a sua reconhecida qualidade.

Carlos Filipe Camelo, o Presidente da Câmara, reconhece que a Artis atingiu um patamar de referência, destacando o contínuo crescimento qualitativo daquela mostra, que habitualmente decorre durante o mês de maio, enquanto espaço privilegiado para a promoção das artes do concelho.

Contudo, considera que o evento tem de ser “repensado e encontrado um novo modelo de financiamento, em parceria com a Associação de Arte e Imagem de Seia, co-organizadora do evento”.

Pese embora a suspensão da Artis, o autarca senense destaca que a aposta da programação cultural continua a ser apoiada em eventos de orçamentos reduzidos, sem descurar a qualidade, e sempre que possível, assente no estabelecimento de parcerias e no envolvimento da comunidade.

O edil assegura, ainda, que o município não se demitirá do seu papel de promoção e desenvolvimento cultural das suas comunidades, procurando diversificar e qualificar a oferta cultural e artística, estimulando não só a participação das pessoas e organizações culturais, como também facilitando o acesso das populações à criação e fruição culturais.

LEIA TAMBÉM

Ministro Pedro Marques garantiu em Nelas que a aposta em infra-estruturas de transporte passa pela ferrovia e IP3, ignorando IC6 e IC12

O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, assegurou ontem em Canas de Senhorim, Nelas, …

José Carlos Alexandrino lança suspeitas sobre queijeiras de Seia nas descargas ilegais no rio Cobral

Como regresso da chuva, os habitantes que vivem próximo do rio Cobral temem que voltem …