O concerto da Kumpania Algazarra marca, este sábado, 10 de Maio, o arranque da sétima edição da ARTIS – Festa das Artes e Ideias e Seia. Com entrada livre, o espectáculo começará pelas 22h00 e reserva – segundo a organização – uma viagem musical às diversas culturas do mundo.

Seia: Kumpania Algazarra na abertura da ARTIS

Imagem vazia padrão“Uma paródia de banda tocam, cantam, dançam, desfilam, num humor próprio para todas as idades. Uma fanfarra festiva de inspiração universal dá corpo à fusão de sonoridades folk dos Balcãs, norte de África, Médio-oriente e Portugal com as modernas influências do ska-reggae, afro, swing, folk”, adianta em nota de imprensa.

A iniciativa é da Câmara Municipal de Seia em colaboração com a Associação de Arte e Imagem, e decorrerá de 10 a 31 de Maio em vários espaços culturais do concelho. No foyer do Cine-Teatro da Casa da Cultura decorrerá a exposição colectiva de pintura e escultura, enquanto que a exposição de fotografia será feita no edifício dos Paços do Concelho. No Museu Etnográfico de São Romão terá lugar a Exposição de Fotografia “Marcas de Amor” de Alberto Cruz e no Posto de Turismo de Seia uma exposição de pintura de Sérgio Reis.

Na presente edição, a organização destaca Sérgio Reis, personalidade dedicada à cultura e ao ensino no concelho, com um vasto currículo artístico e grande impulsionador da ARTIS desde a primeira hora, que será homenageado pelos artistas senenses, num gesto de reconhecimento ao mérito e dedicação.

Além do concerto da Kumpania Algazarra, a ARTIS 2008 reserva também para o Cine-Teatro da Casa da Cultura, dia 24 um Tributo a Tom Jobim. Pelo meio, destaca-se dia 15 à noite, uma Conversa Informal sobre Fotografia; dia 21 uma “Noite de Poesia”, com a apresentação do livro “Pelos Rumos da Ilusão” de Maria José Figueiredo e dia 28 uma Performance do projecto StereoEgo, de Oliveira do Hospital – “Barriosa: Imagens, Sons e Saberes”, que constitui a ponte entre a música contemporânea e a cultura portuguesa.

A organização pretende fazer da edição deste ano da ARTIS a rampa de lançamento para o grande evento de dimensão nacional reservado para o próximo ano, nas novas Galerias da Casa da Cultura.

LEIA TAMBÉM

Câmara Municipal de Seia promove incentivos à criação de emprego e ao investimento.

Município de Seia disponibiliza 100 mil euros para prioridades definidas pelos munícipes

A Câmara Municipal de Seia alocou uma verba de 100 mil euros para o orçamento …

Turistrela tem anteprojecto para colmatar problema do corte de estradas de acesso à Torre

Turistrela concluiu um anteprojecto para a instalação de três telecabinas na Serra da Estrela, iniciativa …