Seia : Proteção Civil denuncia furto de sinalética e exige maior fiscalização

… apela a uma maior fiscalização para garantir a segurança dos utentes daquelas vias que, até ao momento, “não tem sido a mais eficaz”.

Em reunião da CMPC de Seia, realizada no passado dia 4 de fevereiro, os comissários manifestaram a sua preocupação com a situação, essencialmente pela frequência com que tais atos decorrem e repetidamente nos mesmos locais.

De acordo com informação da autarquia senense, a maioria dos casos decorre em estradas nacionais, competência das Estradas de Portugal – EP, sendo objeto de furto e vandalismo painéis fotovoltaicos e sinalética vertical diversa na EN339 e Estrada da Portela do Arão, estradas de acesso à serra da Estrela, EN231, entre outras situações pontuais que um pouco por todo o concelho se têm verificado.

“Tendo em consideração as condições geográficas e climatéricas do concelho de Seia, próprias de um território de montanha, com a ausência deste tipo de sinalética é comprometida a segurança na circulação rodoviária”, sublinha a autarquia.

Para a Comissão Municipal, muitos dos casos poderiam ser evitados se o policiamento nas vias afetadas fosse mais regular, reivindicando, assim, medidas céleres que prevejam o aumento do patrulhamento nas vias do concelho, com especial incidência no acesso à serra da Estrela, locais mais afetados.

A CMPC tem como princípio de atuação promover a redução de riscos, nas fases que medeiam acidentes graves ou catástrofes, garantir uma atuação articulada e eficiente das entidades que a compõem durante as situações de emergência e promover, no mais curto espaço de tempo, a reabilitação da situação da normalidade da população civil presente no concelho.

LEIA TAMBÉM

Ministro Pedro Marques garantiu em Nelas que a aposta em infra-estruturas de transporte passa pela ferrovia e IP3, ignorando IC6 e IC12

O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, assegurou ontem em Canas de Senhorim, Nelas, …

José Carlos Alexandrino lança suspeitas sobre queijeiras de Seia nas descargas ilegais no rio Cobral

Como regresso da chuva, os habitantes que vivem próximo do rio Cobral temem que voltem …