Terça-feira, Março 28, 2017
Início - Últimas - Seia realiza 39ª Feira do Queijo Serra da Estrela que procura “para manter vivas as tradições”
Seia realiza 39ª Feira do Queijo Serra da Estrela que procura “para manter vivas as tradições”

Seia realiza 39ª Feira do Queijo Serra da Estrela que procura “para manter vivas as tradições”

A cidade de Seia promove, entre 25 e 28 de Fevereiro, a 39ª eira do Queijo Serra da Estrela. O evento segundo a autarquia procura manter os valores tradicionais, apelando igualmente à criatividade e inovação. “O que é bom para o turismo, o que é bom para a economia, o que é bom para a região” é o lema do evento que contará com a presença do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, que irá presidir à cerimónia de inauguração e abertura do certame.

O Feira tem como principal objectivo dar a conhecer os sabores regionais, onde o Queijo Serra da Estrela é rei, além dos enchidos o pão e o vinho do Dão. Estarão também presentes outros produtos locais como a lã e o mel (mostra assegurada pela Associação de Apicultores do Parque Natural da Serra da Estrela).

O mercado do queijo e dos produtos endógenos contará com a participação de meia centena de expositores, entre produtores de queijo (pastores, queijarias tradicionais, queijo DOP e fábricas) e de outros produtos regionais. Paralelamente, decorrem em toda a área envolvente ao mercado, as mostras de artesanato e do Cão Serra da Estrela, organizadas em parceria com a Associação de Artesãos da Serra da Estrela e Liga dos Criadores e Amigos do Cão Serra da Estrela, respectivamente, para além de outras associações e instituições do Concelho, com tasquinhas e outros produtos.

Será recriada à entrada da feira, a Quinta do Pastor. Neste espaço serão apresentados, entre outros, vários exemplares de ovelhas Bordaleira da Serra da Estrela, em parceria com a Ancose – Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela, e uma pequena horta, desenvolvida pelo CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, com culturas hortícolas (alfaces, favas, couves, cardeiros, ervilhas), plantas aromáticas e algumas árvores autóctones (teixo, azevinho…). O evento conta também com a produção de enchidos ao vivo, na terça-feira, enquanto que no dia anterior vários produtores vão envolver-se a produção do Maior Queijo de Ovelha de Seia num processo que irá envolver vários produtores do concelho. Haverá igualmente demonstrações da produção de queijo e requeijão, a ordenha da ovelha, os momentos de confecção com produtos locais (por Chefs da Escola Superior de Turismo e Hotelaria – IPG e Restaurantes da Região), cozinha ao vivo com a confecção do Doce de Abóbora, o Concurso “O Melhor Queijo de Seia” e o desfile com a participação de expositores da feira.

A animação assenta fundamentalmente no movimento associativo (bandas filarmónicas, grupos de música tradicional e ranchos folclóricos, que cumulativamente procederão a recriações etnográficas).