Seia realiza 39ª Feira do Queijo Serra da Estrela que procura “para manter vivas as tradições”

A cidade de Seia promove, entre 25 e 28 de Fevereiro, a 39ª eira do Queijo Serra da Estrela. O evento segundo a autarquia procura manter os valores tradicionais, apelando igualmente à criatividade e inovação. “O que é bom para o turismo, o que é bom para a economia, o que é bom para a região” é o lema do evento que contará com a presença do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, que irá presidir à cerimónia de inauguração e abertura do certame.

O Feira tem como principal objectivo dar a conhecer os sabores regionais, onde o Queijo Serra da Estrela é rei, além dos enchidos o pão e o vinho do Dão. Estarão também presentes outros produtos locais como a lã e o mel (mostra assegurada pela Associação de Apicultores do Parque Natural da Serra da Estrela).

O mercado do queijo e dos produtos endógenos contará com a participação de meia centena de expositores, entre produtores de queijo (pastores, queijarias tradicionais, queijo DOP e fábricas) e de outros produtos regionais. Paralelamente, decorrem em toda a área envolvente ao mercado, as mostras de artesanato e do Cão Serra da Estrela, organizadas em parceria com a Associação de Artesãos da Serra da Estrela e Liga dos Criadores e Amigos do Cão Serra da Estrela, respectivamente, para além de outras associações e instituições do Concelho, com tasquinhas e outros produtos.

Será recriada à entrada da feira, a Quinta do Pastor. Neste espaço serão apresentados, entre outros, vários exemplares de ovelhas Bordaleira da Serra da Estrela, em parceria com a Ancose – Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela, e uma pequena horta, desenvolvida pelo CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, com culturas hortícolas (alfaces, favas, couves, cardeiros, ervilhas), plantas aromáticas e algumas árvores autóctones (teixo, azevinho…). O evento conta também com a produção de enchidos ao vivo, na terça-feira, enquanto que no dia anterior vários produtores vão envolver-se a produção do Maior Queijo de Ovelha de Seia num processo que irá envolver vários produtores do concelho. Haverá igualmente demonstrações da produção de queijo e requeijão, a ordenha da ovelha, os momentos de confecção com produtos locais (por Chefs da Escola Superior de Turismo e Hotelaria – IPG e Restaurantes da Região), cozinha ao vivo com a confecção do Doce de Abóbora, o Concurso “O Melhor Queijo de Seia” e o desfile com a participação de expositores da feira.

A animação assenta fundamentalmente no movimento associativo (bandas filarmónicas, grupos de música tradicional e ranchos folclóricos, que cumulativamente procederão a recriações etnográficas).

LEIA TAMBÉM

Candidato do PSD acusa executivo Tábua de não reflectir nas contas dívidas de 1,5 milhões

O candidato do PSD à Câmara Municipal de Tábua, José Pereira, acusa o actual executivo …

Incêndios destruíram mais 500 hectares em Seia

Autoridade Nacional de Protecção Civil alerta para risco de incêndios nos próximos três dias

O Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) …