Seia e os animais

Seia sensibiliza crianças para os cuidados a ter com os animais

Despertar nos alunos do 1º ciclo o gosto pelos animais, sejam eles de estimação, da quinta ou selvagens, e sensibilizá-los para os cuidados de saúde e de higiene a ter com os mesmos (alimentação, vacinação e esterilização) é o objectivo de um programa que está a decorrer em Seia até à próxima quarta-feira. O primeiro encontro do denominado “Zoonoses” decorreu nos centros Escolares de Seia e de São Romão. Seguem-se os restantes estabelecimentos de ensino.

A iniciativa é da Rede de Bibliotecas Escolares de Seia (RBEMS) e está a ser implementada em parceria com o Município de Seia, através do Gabinete Veterinário, e a Direcção Geral de Saúde / Delegação de Saúde de Seia, abrangendo um total de 330 crianças do Agrupamento de Escolas de Seia e do Agrupamento de Escolas Dr. Guilherme Correia de Carvalho.

Os principais objetivos do “Zoonoses”, cuja primeira edição se realizou durante o ano lectivo de 2013/1014, passam, entre outros, pelo incremento de informação acerca dos riscos para a saúde dos humanos aquando a vivência e contacto directo com os animais. Sob o mote “animais sãos, donos saudáveis”, foi explicado às crianças que doenças podem ser transmitidas pelos animais (por exemplo micoses, alergia ao pelos dos animais, toxoplasmose, brucelose, leptospirose…) e quais os procedimentos a ter consideração quando se têm animais, concretamente a necessidade de vacinação e os cuidados de higiene para evitar a propagação de doenças.

A organização acredita que crianças vão depois consciencializar as famílias para a importância desta área da saúde e sensibilizá-los para o não abandono dos animais. Paralelamente, a iniciativa procura estimular os alunos e as suas famílias à adopção de um animal, pelo que o veterinário municipal endereçou um convite às escolas para a visitarem o canil municipal.

LEIA TAMBÉM

Traficantes de droga detidos na Guarda

O Núcleo de Investigação Criminal da GNR Guarda deteve na terça-feira três homens, de 20, …

Subida de temperatura e risco elevado de incêndios no interior nos próximos dias

Temperaturas vão disparar, trazer noites tropicais e DGS está preocupada com efeitos na saúde

Uma massa de ar quente está a chegar a Portugal. No fim-de-semana as temperaturas vão disparar e podem aproximar-se dos …