Seia e os animais

Seia sensibiliza crianças para os cuidados a ter com os animais

Despertar nos alunos do 1º ciclo o gosto pelos animais, sejam eles de estimação, da quinta ou selvagens, e sensibilizá-los para os cuidados de saúde e de higiene a ter com os mesmos (alimentação, vacinação e esterilização) é o objectivo de um programa que está a decorrer em Seia até à próxima quarta-feira. O primeiro encontro do denominado “Zoonoses” decorreu nos centros Escolares de Seia e de São Romão. Seguem-se os restantes estabelecimentos de ensino.

A iniciativa é da Rede de Bibliotecas Escolares de Seia (RBEMS) e está a ser implementada em parceria com o Município de Seia, através do Gabinete Veterinário, e a Direcção Geral de Saúde / Delegação de Saúde de Seia, abrangendo um total de 330 crianças do Agrupamento de Escolas de Seia e do Agrupamento de Escolas Dr. Guilherme Correia de Carvalho.

Os principais objetivos do “Zoonoses”, cuja primeira edição se realizou durante o ano lectivo de 2013/1014, passam, entre outros, pelo incremento de informação acerca dos riscos para a saúde dos humanos aquando a vivência e contacto directo com os animais. Sob o mote “animais sãos, donos saudáveis”, foi explicado às crianças que doenças podem ser transmitidas pelos animais (por exemplo micoses, alergia ao pelos dos animais, toxoplasmose, brucelose, leptospirose…) e quais os procedimentos a ter consideração quando se têm animais, concretamente a necessidade de vacinação e os cuidados de higiene para evitar a propagação de doenças.

A organização acredita que crianças vão depois consciencializar as famílias para a importância desta área da saúde e sensibilizá-los para o não abandono dos animais. Paralelamente, a iniciativa procura estimular os alunos e as suas famílias à adopção de um animal, pelo que o veterinário municipal endereçou um convite às escolas para a visitarem o canil municipal.

LEIA TAMBÉM

Atropelamento mortal em Candosa, concelho de Tábua

Mulher morreu hoje em Oliveira do Hospital vítima de atropelamento na EN17 junto ao Lidl

Uma mulher, com 60 anos, morreu ao final da manhã de hoje na sequência de …

Alunos da ESTGOH consideram “Oliveira do Hospital uma cidade acolhedora”

ESTGOH atrai 110 alunos na primeira fase de acesso ao ensino superior, curso de Gestão das Bioindústrias sem grande adesão

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) preencheu 110 das …