Seis concelhos em risco máximo de incêndio

Seis concelhos do centro e sul do país apresentam risco extremo de incêndio, esta segunda-feira, dia em que começa a época mais crítica em fogos florestais.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Santarém, Leiria e Castelo Branco são os que apresentam maiores riscos de incêndio, tendo quase todos os restantes concelhos em risco elevado ou muito elevado.
Em risco extremo encontram-se quatro concelhos de Santarém, um no Porto e um no barlavento algarvio.
Às 07h35, o site da Autoridade Nacional Proteção Civil não registava grandes incêndios ativos, mas no domingo contabilizou 210 fogos pelo país, que foram combatidos por 3676 operacionais, com a ajuda de 987 veículos.

Início da fase “Charlie”
Durante a fase “Charlie” de combate a incêndios florestais, que se prolonga até 30 de setembro, vão estar operacionais 2172 equipas de diferentes forças envolvidas, 1976 viaturas e 9337 elementos, além dos 237 postos de vigia da responsabilidade da GNR, segundo o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF).
Até ao final de Setembro, vão estar também disponíveis 45 meios aéreos, a que se juntam o helicóptero Allouete III e o avião C-295M da Força Aérea Portuguesa, cooperação que este ano vai estar no terreno pela primeira vez.
O DECIF apresenta ainda como novidades dez grupos de reforço de ataque ampliado, denominados GRUATA, a utilização de máquinas de rastos para apoiarem às ações de combate a incêndios florestais e a participação de cerca de mil reclusos em ações de prevenção e vigilância.
O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais vai custar este ano 78,5 milhões de euros, o que reflete um aumento de quase 5% em relação a 2012.
As corporações de bombeiros também recebem este ano um reforço de verbas de 11%, que totaliza 2,3 milhões de euros em 2013.

jn.pt

LEIA TAMBÉM

MP arquiva queixa da BLC3 contra CBS e PJ continua a investigar participação criminal de António Lopes contra aquela associação

O Ministério Público (MP) determinou o arquivamento (despacho de arquivamento na integra) da queixa apresentada …

Nova liderança da JSD de Oliveira do Hospital quer colocar problemas dos jovens na agenda política local

Virgílio Salvador, de 26 anos, foi eleito no domingo presidente da Juventude Social Democrata de …