Setor empresarial com forte afirmação na ExpOH 2013

Mais de 110 expositores marcam presença na edição 2013 da ExpOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital, que abre portas no próximo sábado, dia 27 de julho

Até 4 de agosto, o certame com organização a cargo da Câmara Municipal assume-se como “a grande montra do pulsar empresarial e económico local, capaz de conciliar a vertente de promoção da atividade comercial, de serviços e institucional com a vertente de animação plasmada num cartaz cultural e musical atrativo”.

Depois de em anteriores edições vir registando uma dinâmica de crescimento, o certame apresenta este ano “melhorias significativas” e que são fruto da preocupação tida pela organização em “garantir uma crescente capacidade de acolhimento dos expositores”. “De realçar a presença dos chamados expositores profissionais, com uma maior área de exposição, e o aumento no número de indústrias que estarão presentes para mostrar a sua atividade ao público visitante”, refere a autarquia.

Entre as mais de 110 entidades presentes, o setor institucional representa a maior fatia dos expositores, com a presença de muitos representantes da economia social, a maioria das quais IPSS. A estas juntam-se associações, escolas e juntas de freguesia.

O setor industrial e empresas de maior dimensão, com sede em Oliveira do Hospital, ocupam uma importante fatia dos stands, num número que tem crescido todos os anos. Para estas empresas, algumas com largos anos de experiência acumulada, a presença na Feira Regional constitui “uma oportunidade para mostrar os produtos que comercializam ou as áreas em que atuam”.

Em termos de representação mais significativa, seguem-se os expositores de artesanato e de comércio a retalho, bem como a secção da restauração, comidas e bebidas. O setor dos serviços, com a presença de banca e seguros, da comunicação e eventos, entre outros, completam a oferta de expositores que, ao longo dos nove dias da Feira, vão mostrar as áreas em que operam. Oitenta por cento dos expositores presentes são do concelho de Oliveira do Hospital, sendo os restantes provenientes de concelhos vizinhos da região e do país.

Gala Social reverte para o Banco de Recursos
Parte integrante do certame é também a ExpoSocial que, para o dia 29 de julho, reserva a realização da gala social com concertos de bandas de utentes de duas instituições: Banda Maior, da Câmara Municipal de Odivelas; e 5.ª Punkcada, dos utentes da Quinta da Conraria. Num dia de apelo social é ainda lançada a campanha “Traga 1Kg/L de Esperança”, e a receita dos bilhetes vendidos, ao preço simbólico de um euro, será aplicada na compra de bens alimentares para o Banco de Recursos Sociais de Oliveira do Hospital, que ajuda vários agregados familiares do concelho.
O “forte cariz social” daquele dia vai ser também visível, ao início da manhã, com a apresentação do projeto “Escola Feliz”. “Depois do sucesso da experiência piloto efetuada no verão passado, o município aposta na consolidação da iniciativa e no alargamento a todo o território do concelho”, refere a organização.

Jovens mostram talentos

Do programa da ExpOH faz também parte, a final do concurso “Soltem Talentos” agendada para as 22h00 do dia 2 de agosto, com a participação de 12 finalistas. “É com a prata da casa e o talento dos mais novos que se promete uma animada noite onde serão descobertos os grandes vencedores do Soltem Talentos, que este ano será disputado por finalistas provenientes apenas da área da Música, em novos projetos a solo e de bandas”, refere a organização que reserva prémios no valor de 250, 150 e 100 euros aos três vencedores.

Festa do Emigrante encerra ExpOH

Fruto da parceria entre a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, a Rádio Boa Nova e a RDP Internacional, a “Festa do Emigrante” terá honras de encerramento da edição 2013 da ExpOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital, no dia 4 de agosto.

No último dia do certame, estão garantidas 12 horas de emissão via rádio, em direto a partir de Oliveira do Hospital para todas as comunidades portuguesas no estrangeiro, através da RDP Internacional. A programação começará logo ao início da manhã com o programa “Abraço de Domingo”, emitido a partir do centro da cidade, no Jardim Oliveira Mano, e transmissão da missa na Capela de Sant’Ana, no dia em que se comemora esta festa da padroeira da cidade oliveirense.

Já durante a tarde, a emissão terá lugar a partir do Parque do Mandanelho, com atuações de grupos musicais e culturais concelhios. E é no coração da ExpOH que serão efetuados apontamentos de reportagem e entrevistas a figuras de relevo concelhio das mais diversas áreas.

À noite, a partir das 22h00, no palco principal do Parque do Mandanelho, terá lugar uma Grande Noite de Fados com emissão garantida para as comunidades portuguesas via RDPI.

LEIA TAMBÉM

José Carlos Alexandrino acusa Governo de discriminação na ajuda pós-incêndios

O presidente da câmara de Oliveira do Hospital acusou o Governo de estar a discriminar …

IP reforça meios de prevenção e limpeza de gelo e neve nas estradas da Serra da Estrela com novo Silo de Sal-gema na Guarda

A Infra-estruturas de Portugal (IP) instalou na Guarda, um novo silo de sal-gema com capacidade …