Solstício de inverno, hoje é o dia com menos luz solar do ano

O inverno começa hoje (pelas 23h03), naquele que é o dia com menos luz solar do ano.  E a estação mais fria do ano, o inverno chega com todos os seus atributos. Sem chuva, mas com temperaturas que podem atingir valores negativos na região interior norte do país. O inverno que chega e vai ficar por 89 dias, até ao próximo equinócio, da Primavera que acontecerá a 20 de Março, às 22h45, numa noite tão grande como o dia.

O solstício de inverno assinala também o dia mais curto do ano e a partir do qual os dias começam gradualmente a ser maiores. Será um domingo com menos luz, nascendo às 7h51 e pondo-se às 17h19. Uma semana depois, já se põe quatro minutos mais tarde.

Na história não faltam referências ao solstício de inverno, uma data importante na Roma antiga ou na Europa pré-cristã, nem cerimónias para o assinalar ainda hoje, um pouco por todo o mundo. A zona de Bragança mantém ainda viva a tradição de festejar este dia, com os caretos ou “festa dos rapazes”.

LEIA TAMBÉM

Ministério Público abre inquéritos para apurar responsabilidades da Câmara de Oliveira do Hospital nos incêndios de 15 de Outubro

O Ministério Público (MP) abriu um inquérito, após a denúncia apresentada a 24 de Outubro …

Seia investe 7 mil euros na distribuição de cabazes de Natal pelas vítimas dos incêndios

A Câmara Municipal de Seia está a proceder à distribuição de cabazes de Natal pelas …