Sporting é o maior municiador da selecção de Portugal nos Mundiais

Sporting é o maior municiador da selecção de Portugal nos Mundiais

Depois de Mundial de futebol Brasil 2014, um dado estatístico muito interessante: o Sporting Clube de Portugal é o clube nacional com mais jogadores portugueses convocados para as seis fases finais de campeonatos do mundo de futebol em que Portugal esteve presente, com um total de 24 atletas cedidos à selecção nacional, segundo revela um levantamento feito pela página do facebook LEÃO DA ESTRELA.

A Selecção de Portugal esteve presente nos Mundiais de futebol de 1966, em Inglaterra – onde se classificou em terceiro lugar, que é a melhor classificação de sempre –, de 1986, no México, de 2002, na Coreia do Sul e Japão, de 2006, na Alemanha, de 2010, na África do Sul, e de 2014, no Brasil. Para essas seis fases finais foram convocados 24 jogadores do Sporting Clube de Portugal, 22 do Benfica e 17 do FC Porto.

O Mundial de 1966 foi aquele em que o Sporting contribuiu com mais jogadores (8), tendo sido, nesse mítico Mundial de Inglaterra, a clube leonino a fornecer mais atletas à equipa portuguesa.

O Benfica, com Marco Caneira no Mundial de 2002, e o FC Porto, com Silvestre Varela no Mundial 2014, tiveram apenas um jogador seleccionado, registando-se a curiosidade de esse atleta ter sido formado no Sporting Clube de Portugal.

Este é mais um dado revelador da grandeza do Sporting Clube de Portugal, e da sua importância incontornável no futebol português e na Federação Portuguesa de Futebol, que só pode orgulhar todos os sportinguistas. Porém, é da Federação Portuguesa de Futebol que o Sporting leva patadas, nomeadamente, como aconteceu com as arbitragens tendenciosas na temporada passada, que, em momentos cruciais, afastaram a equipa leonina da rota dos títulos nacionais. Vamos ver como será em 2014-2015.

Vejamos quais foram os jogadores cedidos por Sporting Clube de Portugal, Benfica e FC Porto para as 6 fases finais dos Mundiais de futebol em que Portugal esteve presente.

SPORTING CLUBE DE PORTUGAL (24 jogadores)

1966 (8) – Carvalho; Fernando Peres; Figueiredo; João Lourenço; Hilário; João Morais; Alexandre Baptista e José Carlos.

1986 (4) – António Sousa, Jaime Pacheco, Morato e Vítor Damas.

2002 (6) – João Pinto, Hugo Viana, Pedro Barbosa, Nelson, Paulo Bento e Beto.

2006 (2) – Ricardo e Marco Caneira.

2010 (2) – Liedson e Miguel Veloso.

2014 (2) – Rui Patrício e William Carvalho

BENFICA (22 jogadores)

1966 (7) – Germano, Mário Coluna, José Augusto, Eusébio, António Simões, Fernando Cruz e José Torres.

1986 (6) – Manuel Bento, Álvaro Magalhães, Carlos Manuel, António Oliveira, Diamantino Miranda e Rui Águas).

2002 (1) – Marco Caneira.

2006 (4) – Petit, Simão, Quim e Nuno Gomes.

2010 (2) – Fábio Cpentrão e Ruben Amorim.

2014 (2) – André Almeida e Rúben Amorim.

FC PORTO (17 jogadores)

1966 (3) – Américo Lopes, Custódio Pinto e Alberto Festa.

1986 (6) – João Pinto, Fernando Gomes, Paulo Futre, Jaime Magalhães, Augusto Inácio e António André.

2002 (3) – Vítor Baía, Jorge Andrade e Capucho.

2006 (1) – Ricardo Costa.

2010 (3) – Raul Meireles, Beto e Rolando.

2014 (1) – Silvestre Varela.

 

Sobre o autor:

Luís Paulo Rodrigues: Foi jornalista, entre outros do jornal PÚBLICO, mantém funções de jornalista e consultor de comunicação. É autor do blog “Comunicação Integrada” (http://luispaulorodrigues.blogspot.com e https://www.facebook.com/lprcomunicacaointegrada), onde escreve sobre marketing de cidades, redes sociais, jornalismo, entre outros assuntos no âmbito das ciências da comunicação.

 

LEIA TAMBÉM

“Oh Meu Deus!”, Seia recebe durante três dias maratonistas de todo mundo numa aventura pela Serra

A 8ª edição do “Oh Meu Deus – Ultra Trail Serra da Estrela” (OMD) realiza-se …

Oliveira do Hospital recebe final da etapa da Volta a Portugal de homenagem às populações afectadas pelos incêndios e Marcelo acompanha caravana

A 80.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta vai passar por alguns concelhos afectados …