Tábua: Feira do Queijo e Mostra de Gastronomia e Artesanato realizam-se no próximo fim de semana

 

… nos próximos dias 2 e 3 de Março. Os eventos que decorrem em paralelo no Pavilhão Multiusos de Tábua foram apresentados em conferência de imprensa, pelo executivo da Câmara Municipal.

O presidente da Câmara Municipal de Tábua, Mário Loureiro, referiu a importância da realização deste tipo de eventos para a defesa, promoção e divulgação destes produtos e de toda a região onde o concelho de Tábua se insere.

Todos os produtos presentes, quer na Feira do Queijo, Pão, Mel e enchidos quer na Mostra Gastronómica, são excelentes embaixadores do Concelho de Tábua e por isso devem ser divulgados, e os seus produtores “acarinhados” e ajudados na sua comercialização e produção.

Com inauguração marcada para as 15h00 de sábado, 2 de março, a Feira do Queijo, Pão, Mel e Enchidos vai contar com 61 produtores, dos quais 24 de Queijo, 15 de enchidos, 16 de pão, 5 de mel e 1 de cogumelos. Nove produtores são de concelhos pertencentes à Região Demarcada do Queijo Serra da Estrela, sendo que oito são produtores de Queijo e um de enchidos. De forma a divulgar estes produtos e outros produtos endógenos do Concelho de Tábua e da Região, vai realizar-se paralelamente um Encontro de Confrarias.

Assim, vão estar presentes na inauguração da XXIV Feira do Queijo, Pão, Mel e Enchidos as Confraria do Queijo Serra da Estrela, Confraria dos Enchidos, Confraria dos Carolos, Confraria do Bucho de Arganil, Confraria do Bucho Raiana e Confraria do Enófilos do Dão.

Outra novidade para este ano, é a Eleição do Melhor Enchido da XXIV Feira do Queijo, Pão, Mel e Enchidos, iniciativa realizada com a Confraria dos Enchidos. Na Mostra de Gastronomia e Artesanato as Freguesias de Tábua vão estar presentes com as tradições, o artesanato, a etnografia e os costumes dos antepassados.

A XXIV Feira do Queijo, Pão, Mel e Enchidos / IV Mostra de Gastronomia e Artesanato das Freguesias de Tábua é uma organização da Câmara Municipal de Tábua com o apoio da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, da Confraria do Queijo Serra da Estrela e da ANCOSE.

LEIA TAMBÉM

Ministro Pedro Marques garantiu em Nelas que a aposta em infra-estruturas de transporte passa pela ferrovia e IP3, ignorando IC6 e IC12

O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, assegurou ontem em Canas de Senhorim, Nelas, …

José Carlos Alexandrino lança suspeitas sobre queijeiras de Seia nas descargas ilegais no rio Cobral

Como regresso da chuva, os habitantes que vivem próximo do rio Cobral temem que voltem …