Tábua: PCP quer explicações sobre antigas minas de urânio junto à barragem da Aguieira

A Deputada do Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português, Rita Rato, acaba de pedir explicações ao Ministério do Ambiente sobre a existência de “um agregado de antigas minas de urânio desactivadas”, no concelho de Tábua, freguesia de Ázere, junto à barragem da Aguieira.

Num requerimento dirigido ao presidente da Assembleia da República a que o correiodabeiraserra.com teve acesso, O PCP pretende averiguar se o Ministério do Ambiente tem conhecimento da situação e se “estão previstas operações de requalificação ambiental do local”.

Para os comunistas, as antigas minas “comportam sérios riscos para a saúde pública, pois tratam-se de materiais radioactivos com possibilidade de escorrências ácidas e metais pesados para os solos e para a água”.

Numa nota de imprensa enviada a este diário digital, a deputada do PCP alega, inclusivamente, que já é notória a existência de comunicação entre a água que enche o aterro e a água da barragem da Aguieira, dada a simultaneidade das variações de nível de ambas”.

LEIA TAMBÉM

Câmara Municipal de Seia promove incentivos à criação de emprego e ao investimento.

Município de Seia disponibiliza 100 mil euros para prioridades definidas pelos munícipes

A Câmara Municipal de Seia alocou uma verba de 100 mil euros para o orçamento …

Turistrela tem anteprojecto para colmatar problema do corte de estradas de acesso à Torre

Turistrela concluiu um anteprojecto para a instalação de três telecabinas na Serra da Estrela, iniciativa …

  • 10BOMBOCAS

    VIVAAAA TABUAAAAAAAAAAAAA