Tábua promove Feira do Queijo e apresenta Centro de Interpretação

O evento, com transmissão em direto na RTP, vai ficar marcado pela apresentação da nova aposta municipal.

Num certame onde o Queijo é rei, todas as atenções vão estar centradas na apresentação do Centro de Interpretação do Queijo Serra da Estrela. Tal vai acontecer pelas 16h00 do próximo sábado, 10 de março, no vizinho concelho de Tábua, numa iniciativa da Câmara Municipal que através da nova aposta pretende dar nova vida à Escola Primária de Vila Chã.

A feira do Queijo, Enchidos e Mel de Tábua decorre em paralelo com a III Mostra de Gastronomia e Artesanato cujo programa foi apresentado em conferência de imprensa pelo vice-presidente do município, Mário Loureiro e pela vereadora da Cultura, Ana Paula Neves.

Mário Loureiro referiu a importância que ambos os eventos têm para Tábua e suas freguesias, tendo em conta o apelo e a necessidade cada vez maior do regresso às tradições e a agricultura.

Ana Paula Neves esclareceu porém que as iniciativas não se esgotam naqueles produtos, mas também, noutros produtos endógenos do concelho e região, como os enchidos, o mel, o pão e o Vinho Tinto.

Na Mostra de Gastronomia e Artesanato todas as freguesias de Tábua vão estar presentes com a as tradições, o artesanato, a etnografia e os costumes dos antepassados. Presente vai estar o artesanato típico, como o tanoeiro, tecedeira, paliteira, oleiro e os trabalhos manuais.

A XXIII Feira do Queijo, Enchidos e Mel / III Mostra de Gastronomia e Artesanato das Freguesias de Tábua é uma organização da Câmara Municipal de Tábua com o apoio da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital. Os certames vão contar com transmissão da RTP, através do programa “A Festa é nossa” com Júlio Isidro, Cristina Alves e Tiago Góis.

LEIA TAMBÉM

Ministro Pedro Marques garantiu em Nelas que a aposta em infra-estruturas de transporte passa pela ferrovia e IP3, ignorando IC6 e IC12

O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, assegurou ontem em Canas de Senhorim, Nelas, …

José Carlos Alexandrino lança suspeitas sobre queijeiras de Seia nas descargas ilegais no rio Cobral

Como regresso da chuva, os habitantes que vivem próximo do rio Cobral temem que voltem …