Centro Cultural de Tábua

Tábua vai receber projecto “YOUNG LAB”

Tábua vai receber, nos próximos dias 19 e 20 de Maio, o projecto “YOUNG LAB” que tem como objectivo criar um espaço de encontro, participação e dialogo entre os jovens, de forma a desenvolver a cooperação politica de juventude a nível europeu e incentivar o Diálogo Estruturado entre os jovens e os decisores políticos. Esta iniciativa, conjunta dos Municípios de Tábua, Lugo (Espanha) e da REDU – Rete Educare ai Diritti Umani de Itália, é financiada pelo programa Erasmus + e dirigida a jovens entre os 16 e 30 anos.

Este será o segundo encontro realizado no âmbito deste projecto. O primeiro realizou-se em Lugo (Espanha), nos dias 4 e 5 de Maio, e versou sobre a temática do desemprego juvenil, com apresentação de técnicas para a procura de emprego, a sua atitude em relação à procura de emprego, as redes sociais e o emprego, a preparação para uma entrevista de emprego e a mobilidade europeia. O Município de Tábua participou, através do seu Conselho Municipal de Juventude, com uma delegação composta pelo Vereador da Juventude, Ricardo Cruz, o técnico municipal, André Correia, e a representante do Conselho Municipal da Juventude, Andreia Martins.

Umas das conclusões saídas dos trabalhos demonstraram a necessidade de rever o sistema de ensino na educação dos jovens sobre a formação ao longo da sua vida e encontrar alternativas, levando em consideração as respectivas competências para promover diferentes atitudes e o trabalho cooperativo. A importância da orientação profissional nas escolas, bem como o auto-conhecimento quando procuram emprego foram outros dos temas em destaque. Este primeiro encontro serviu também para mostrar a importância de adaptar várias medidas ao contexto actual, de forma a tentar obter mais envolvimento das empresas na formação dos jovens, como a utilização das redes sociais como uma ferramenta para quem procura emprego.

LEIA TAMBÉM

Detidos incendiários em Viseu, Vouzela e Tondela

A Polícia Judiciária deteve um homem, de 41 anos, casado, servente de pedreiro, pela presumível …

IMT vai recorrer de decisão que declarou ilegal fecho de centro de inspecção automóvel de Seia

O Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT) anunciou que vai recorrer das decisões judiciais que …