Centro Cultural de Tábua

Tábua vai receber projecto “YOUNG LAB”

Tábua vai receber, nos próximos dias 19 e 20 de Maio, o projecto “YOUNG LAB” que tem como objectivo criar um espaço de encontro, participação e dialogo entre os jovens, de forma a desenvolver a cooperação politica de juventude a nível europeu e incentivar o Diálogo Estruturado entre os jovens e os decisores políticos. Esta iniciativa, conjunta dos Municípios de Tábua, Lugo (Espanha) e da REDU – Rete Educare ai Diritti Umani de Itália, é financiada pelo programa Erasmus + e dirigida a jovens entre os 16 e 30 anos.

Este será o segundo encontro realizado no âmbito deste projecto. O primeiro realizou-se em Lugo (Espanha), nos dias 4 e 5 de Maio, e versou sobre a temática do desemprego juvenil, com apresentação de técnicas para a procura de emprego, a sua atitude em relação à procura de emprego, as redes sociais e o emprego, a preparação para uma entrevista de emprego e a mobilidade europeia. O Município de Tábua participou, através do seu Conselho Municipal de Juventude, com uma delegação composta pelo Vereador da Juventude, Ricardo Cruz, o técnico municipal, André Correia, e a representante do Conselho Municipal da Juventude, Andreia Martins.

Umas das conclusões saídas dos trabalhos demonstraram a necessidade de rever o sistema de ensino na educação dos jovens sobre a formação ao longo da sua vida e encontrar alternativas, levando em consideração as respectivas competências para promover diferentes atitudes e o trabalho cooperativo. A importância da orientação profissional nas escolas, bem como o auto-conhecimento quando procuram emprego foram outros dos temas em destaque. Este primeiro encontro serviu também para mostrar a importância de adaptar várias medidas ao contexto actual, de forma a tentar obter mais envolvimento das empresas na formação dos jovens, como a utilização das redes sociais como uma ferramenta para quem procura emprego.

LEIA TAMBÉM

GNR realizou ontem 40 detenções em flagrante delito, sete das quais por roubo

PJ deteve em Seia um homem por tentativa de homicídio

O Departamento de Investigação Criminal da Guarda da Polícia Judiciária (PJ), com a colaboração da …

Primeiro-ministro apresenta 20 equipas de sapadores florestais em Oliveira do Hospital

O primeiro-ministro, António Costa, apresenta amanhã 20 novas equipas de sapadores florestais, em Oliveira do …