Tesoureiro da junta de Vila Franca foi transferido para Hospital do Porto com gripe A

… da Sobreda, freguesia de Seixo da Beira, também está internada nos Hospitais de Coimbra.

São de Oliveira do Hospital dois dos mais de dez casos de gripe A que nos últimos dias deram entrada nos Hospitais de Coimbra.

Tratam-se de uma mulher, na casa dos 50 anos, residente na Sobreda e de um homem, de 45 anos, de Vila Franca da Beira. Ao que este diário digital apurou, a mulher encontra-se internada nos cuidados intensivos dos HUC em situação de coma induzido ligada ao ventilador.

A necessitar de cuidados especiais está, porém, o homem de Vila Franca da Beira que, na sexta-feira foi transferido para os cuidados intensivos do Hospital de S. João, no Porto.

“Tem estado em situação de pré-coma e coma induzido”, referiu o presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca da Beira ao correiodabeiraserra.com, revelando tratar-se do tesoureiro daquela autarquia, ao qual foi diagnosticada gripe A há cerca de uma semana.

“A situação dele é bastante delicada”, informou João Dinis encarando a transferência do homem de 45 anos para o Porto como um “reforço dos cuidados médicos” que lhe estão a ser assegurados. Nos cuidados intensivos daquele hospital, Viriato Manuel Coelho continua a respirar com apoio a ventilador.

De acordo com o que este diário digital conseguiu apurar, estes são, até ao momento, os únicos  casos de gripe A confirmados no concelho de Oliveira do Hospital. Guiomar Sarmento, delegada de Saúde do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital garante não haver motivo para alarmismo. “A gripe existe e é altura dela”, refere, avisando que a vacina para a gripe A continua disponível no Centro de Saúde de Oliveira do Hospital.

Entre os mais de dez casos que deram entrada nos Hospitais de Coimbra já há registo de uma vítima mortal. Recorde-se que, em 2010, um homem de Oliveira do Hospital, com idade na casa dos 30 anos não resistiu à agressividade do vírus da gripe A e acabou por morrer. Uma jovem de 15 anos também esteve em situação considerada muito grave.

LEIA TAMBÉM

Alexandrino acusa alguns médicos de “boicote” ao SAP “numa tentativa de ele fechar” e coloca em causa qualificação de um clínico

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital teceu hoje duras críticas a “alguns …

Saúde em Oliveira do Hospital continua envolta em crise, utentes queixam-se e presidente da Câmara reconhece que solução não está nas mãos da autarquia

Uma utente não conseguia disfarçar a sua indignação por não ter, mais uma vez, conseguido a …